Uma iniciativa do Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca de Adamantina, com os parceiros Centro Universitário UniFAI e Clariá, traz a Adamantina a educadora portuguesa Maria de Fátima Duarte de Almeida Pacheco.
Nesta quinta-feira (15), a convidada realiza palestra dirigida a pais, educadores, psicólogos, estudantes e áreas afins, sobre o tema "Violência doméstica: interferências e prejuízos cognitivos na aprendizagem".
A atividade é aberta ao público e tem início às 19h30, no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal de Adamantina. A entrada é franca.
A educadora Fátima Pacheco já esteve em Adamantina em maio do ano passado, realizando atividades voltadas à aprendizagem na construção da autonomia e inclusão social, e participou de encontro com educadores locais.
Experiência internacional
A educadora Fátima Pacheco é licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). É consultora de Gestão Escolar de Qualidade, pela Fundação L’Hermitage e presta assessorias em diversas escolas situadas em São José Rio Preto, Jundiaí, Jacareí, Londrina, Brasília e Recife.
Fátima Pacheco tem participação no desenvolvimento do Projeto Fazer a Ponte, na Escola da Ponte, Vila das Aves, Portugal, desde 1976 e no projeto de investigação sobre Círculo de Estudos entre 1992 e 1995, junto à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Participa também no Grupo de Estudos sobre Reggio Emilia – princípios éticos, estéticos e políticos, organizado por OMEP/BR, São Paulo.