A Semana Santa começou neste domingo, dia 28 de março de 2021, com o Domingo de Ramos e termina no dia 4 de abril 2021, dia em que é comemorado o Domingo de Páscoa.
Por estarmos vivendo o período pandêmico, as celebrações e comemorações são restritas, mas a Igreja Católica preparou a programação da Semana Santa com o mesmo carinho de sempre.
Quem falou sobre o assunto com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi o Pároco da Paróquia de São José de Osvaldo Cruz, Padre Rogério Mendes. “O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa e dá início as celebrações tradicionais do período de maior reflexão do povo cristão. Como sabemos, agasalha o ponto central do ano litúrgico, que é a celebração do mistério pascal, com a paixão, morte e ressureição de Cristo. A paixão de Cristo é a maior obra do amor de Deus.”, disse
Neste ano diante da pandemia, novamente a Semana Santa será celebrada com a mesma fé e reverencia, contudo de modo privado, sem a presença do povo de Deus, que é chamado a acompanhar e celebrar através das redes sociais.
Confira a Programação da Semana Santa:
Dia 29/3 - Segunda-Feira Santa: às 19h30 celebração na Matriz de São José com transmissão pelas redes sociais;
Dia 30/3 – Terça-Feira Santa: às 19h30 celebração da misericórdia na Matriz de São José com transmissão pelas redes sociais;
Dia 31/3 – Quarta-Feira Santa: às 19h30 celebração eucarística na Matriz de São José e o sermão do encontro, com o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores;
Dia 01/04 – Quinta-Feira Santa: Início da solenidade do Tríduo Pascal, quando será celebrada a instituição da eucaristia, do sacerdócio e do mandamento novo, o amor, a tradicional Missa do Lava Pés acontece às 19h30 com a celebração da Ceia do Senhor na Matriz de São José, com transmissão pelas redes sociais.
A sugestão do Padre Rogério é que neste dia cada família católica coloque na frente de sua residência uma jarra com água, uma toalha branca, uma cruz e um pão como um sinal eucarístico.
Dia 02/40 – Sexta-Feira Santa: Dia de jejum, abstinência, oração e também de um silencio respeitoso, pois celebramos a morte, a paixão do Senhor. Às 15h celebração da Paixão, adoração a Santa Cruz e comunhão eucarística na Igreja Matriz, com transmissão pelas redes sociais.
A sugestão para cada família católica colocar uma cruz, um lenço vermelho e uma vela na frente de suas casas, em um gesto de comunhão e unidade, disse o Padre Rogério.
Dia 03/04: Sábado Santo, dia que celebramos a mãe de todas as vigílias, a solene Vigília Pascal as 19h30 na Igreja Matriz, com transmissão pelas redes sociais.
No sábado a sugestão é que cada família católica coloque uma vela e um lenço branco em frente das residências.
04/04 - Domingo de Páscoa: às 19h missa na Igreja Matriz com transmissão pelas redes sociais.
O Padre Rogério Mendes aproveitou a oportunidade para pedir que seja um tempo de oração, de reflexão, de meditação, e que nós possamos fazer esse caminho da cruz a luz, da dor a alegria, da morte a vida. “Uma feliz e Santa Páscoa a todos.”, finalizou.
Supervisão de Acally Toledo*