A proprietária de uma área de cana-de-açúcar, em Pacaembu, foi multada em R$ 18.815,53, valor que foi aumentado pela metade, por danificar vegetação nativa mediante uso de fogo e uso de fogo em área agrosilvopastoril. O fato foi registrado nesta segunda-feira (25) pela PolÃcia Militar Ambiental.
Em atendimento à denúncia de fogo em Ãrea de Preservação Permanente, em uma propriedade localizada no bairro Alto Iracema, a equipe de patrulhamento rural ambiental compareceu ao local para verificar a informação.
No sÃtio foi constatado o conteúdo da denúncia e os policiais ainda realizaram vistorias com o intuito de identificar o foco do incêndio, pois parecia ter sido na propriedade vizinha devido à cana-de-açúcar queimada.
Com a situação, o morador do sÃtio foi contatado. Ele declarou que estava na propriedade e por volta das 13h do sábado (23) percebeu que o fogo havia invadido suas terras e que as chamas vinham da direção da área vizinha, que cultiva cana-de-açúcar. O homem ainda declarou que tentou combater o incêndio com o auxÃlio dos meios disponÃveis, a fim de evitar que se alastrasse até a sua casa.
Durante vistoria, a PolÃcia Ambiental constatou que a área atingida pelo fogo corresponde a 1,30 hectare de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração, fora de Ãrea de Preservação Permanente.