A PolÃcia Militar de Osvaldo Cruz está sempre preocupada com a segurança da população, o tempo inteiro, o ano todo, porém, nesta época do ano, em que muitas pessoas costumam viajar, se faz necessário adotar algumas providências especiais para que nada de mal aconteça com ninguém.
Pensando nisso, o comandante da Terceira Cia da PM de Osvaldo Cruz, tenente Rodrigo Afonso, falando à reportagem da Metrópole, destacou alguns pontos importantes a serem observados, no sentido de dificultar a ação dos ladrões que costumam se aproveitar dessas oportunidades para praticar furtos.
O Programa de Ronda Programada, por exemplo, garante a presença mais intensa do policiamento próximo à s residências, cujos moradores forem viajar, para isso, basta o morador procurar a base de segurança da PM e deixar o endereço e os dias que forem ficar em viagem, que a PolÃcia Militar estará efetuando rondas pelas vias, marcando presença, inibindo a ação de marginais.
Uma das situações de insegurança da população se refere a chamada saidinha de final de ano, quando reeducandos do sistema prisional deixam as unidades para passar o final de ano com os familiares.
Quanto a isso, o tenente Rodrigo orienta que existem limites para essas pessoas, são limites de locais e horários que eles podem permanecer na rua e a população pode auxiliar a polÃcia, denunciando a presença desses reeducandos em locais e horários que lhes são restritos, como, bares, locais de má reputação e a noite, por exemplo.
Nesta época em que as pessoas estão recebendo pagamento, décimo terceiro salário, especialmente nas agências bancárias, lotéricas e nos caixas eletrônicos, são locais onde as pessoas precisam estar atentas a tudo o que acontece ao seu redor, especialmente se está sendo observada por desconhecidos e evitar expor quantias em dinheiro.
Com relação a Praça da Matriz, o tenente Rodrigo disse que a PolÃcia Militar já a algum tempo tem realizados operações de segurança com frequência, tanto em Osvaldo Cruz, como na Praça da Matriz em Lucélia, são operações bloqueio, de visibilidade, visando coibir a presença de menores sem os pais em horário noturno, tentando evitar que motoristas dirijam sob efeito de álcool, consumo de bebida alcoólica por menor e outros ilÃcitos, inclusive tráfico e uso de entorpecentes.
Ainda segundo o tenente Rodrigo Afonso, o mais importante é poder contar coma colaboração da população, denunciando qualquer situação estranha, a presença de pessoas estranhas e em atitude suspeita.
Contem sempre com a PolÃcia Militar, estamos à disposição, disse o Tenente Rodrigo Afonso, comandante da base da 3ª Cia da PolÃcia Militar de Osvaldo Cruz.