A prefeitura de Marília (SP) confirmou nesta segunda-feira (5) o registro do primeiro caso de sarampo na cidade neste ano. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o caso positivo é importado e refere-se a um morador de São Paulo que passou pela cidade no mês de julho. Ele teria contraído a doença na capital.
Por isso, a Secretaria de Saúde já deu início aos trabalhos de bloqueios contra o sarampo, identificando todas as pessoas que tiveram contato com o paciente. Também são aplicadas vacinas de reforço e investigados possíveis sintomas.
Em Marília, neste ano, foram registrados 12 casos, sendo 11 deles suspeitos, além do caso positivo importado. Segundo a Vigilância Epidemiológica, desde 2016 a cidade registrou vários casos suspeitos, mas nenhum confirmado como positivo.
Desde o início de junho, os casos de sarampo dispararam em todo o estado de São Paulo, passando de 51 para 632, segundo balanço atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde até o último dia 31 de julho. A grande maioria dos casos (484) foi confirmada na capital, o maior número em mais de 20 anos.
Prevenção
Segundo a Secretaria de Saúde de Marília, diante deste caso positivo na cidade, a recomendação é vacinar todas as pessoas com idade entre sete e 29 anos.
Os adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960 também devem ser vacinados, de acordo com a anotação nas cadernetas de vacinação.
Diferente da capital, onde é realizada campanha específica, na região de Marília a Secretaria de Saúde está fazendo a vacinação de rotina e também eventuais bloqueios, em casos de suspeita.