O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
Apesar de números tão alarmantes, o assunto é evitado e tratado como tabu, o que só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda. Segundo a Organização Mundial da Saúde, existe prevenção em mais de 90% dos casos de suicídio.
O município de Sagres realizou durante todo o mês, ações e palestras que tiveram por objetivo o combate ao suicídio e a valorização da vida. Nesta sexta-feira (28) acontece o encerramento do movimento Setembro Amarelo com uma caminhada pelas ruas da cidade.
Ana Paula Savio Rived Garcia, Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Sagres, falou em entrevista à reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre esta mobilização na cidade. "Nós realizamos um trabalho com o Cras e a Secretaria de Saúde dentro das escolas e também no projeto Balão Mágico com palestras, atividades e o desenvolvimento de oficinas oferecidas pelo Cras sobre a valorização da vida. Nesta sexta-feira (28) estaremos realizando uma passeada pelo Setembro Amarelo e as escolas, os setores públicos e a população em geral está convidada a participar conosco. A saída será em frente ao Cras, a partir das 9h e caminharemos até a Praça da Matriz.", disse.
A Presidente do Fundo Social de Sagres também aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe que desenvolveu os trabalhos com relação ao Setembro Amarelo na cidade. "Gostaria de agradecer e também parabenizar a equipe de assistência social que realizou um trabalho magnífico dentro dessa campanha de prevenção ao suicídio.", finalizou.