Uma campanha educativa e de conscientização deve ser lançada como primeira ação de combate ao aracnídeo.
Participaram da reunião setores como a Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Controle de Vetores e demais secretarias municipais e ainda a Sabesp.
"Hoje um número maior de ocorrências em todos os níveis preocupa as autoridades, sem dúvida. Após o encontro decidimos por uma campanha de conscientização de que cada um deve fazer a sua parte que é a limpeza dos quintais, terrenos e a Prefeitura faz a parte dela, mas precisamos da ajuda da população em não jogar lixo e outros materiais em locais públicos", destacou o prefeito Edmar Mazucato.
O prefeito enfatizou que será desencadeada uma campanha pela mídia. "Não dá para fazer um ataque direcionado e nem usar inseticida porque há barreiras sanitárias e de lei. O melhor mesmo é conscientizar a população de que o escorpião e outros animais que oferecem risco à saúde pública é um problema de todos nós. O município vai fazer a parte dele, mas os moradores têm que limpar seus quintais e terrenos também", disse Mazucato.
Criação do Departamento onde é possível fazer denúncias de imóveis abandonados
Mazucato lembrou que recentemente a Prefeitura criou um departamento específico para fiscalizar imóveis abandonados. "O cidadão pode procurar esse departamento e registrar lá a denúncia de onde tem terreno sujo ou construções, casas ou prédios comerciais abandonados. Esse setor fica no prédio do antigo Fórum, na praça Hermínio Elorza. O telefone para as denúncias é o (18) 3529-1212."