O Programa Saúde na Escola (PSE) entre Prefeitura e Governo Federal visa à integração permanente da educação e da saúde, para melhoria na qualidade de vida da população, em especial aos alunos de escolas públicas. O programa integra estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde para o desenvolvimento de crianças da rede pública de ensino.
O público assistido em Osvaldo Cruz é composto por estudantes de 21 unidades públicas de Educação Básica. Mas para atingir o público, as ações incluem além dos alunos também os gestores e profissionais de Educação e Saúde entre escolas e creches da cidade.
As atividades acontecem em parceria com o programa NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) com atividades como testes de acuidade visual, prevenção à obesidade, educação alimentar e agora também educação odontológica.
Nesta terça-feira (30) têm início as atividades na área de escovação. Por isso a diretoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde fará o evento de lançamento na Escola Municipal "Carmen Nápoli de Castro" (bairro Promorar). Lá haverá capacitação de monitores escolares para como ensinar os alunos sobre escovação dos dentes. O mesmo trabalho será feito em todas as demais unidades que integram o PSE.
"A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde através da Educação Integral", disse a secretária de Saúde, Ivete Alves Conca.
Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde. Cada escola é atendida pela equipe de Saúde da Família mais próxima. "As atividades ocorrem durante todo o ano e os resultados alcançados já são positivos. Por isso aqui devemos um agradecimento à equipe da Secretaria de Educação e aos profissionais do NASF e das Unidades Básicas de Saúde", destacou a secretária Ivete Alves Conca.