PROTESTO: Alunos de Medicina cobram promessas e reivindicam internato hospitalar em outra cidade

20/11/2018 06h30 Mobilização foi realizada em frente à Prefeitura e Câmara Municipal de Adamantina na manhã desta segunda-feira (19) cobrando o prefeito Márcio Cardim.
Redação - Acally Toledo - Informações: Grupo IMPACTO, Adamantina - SP
PROTESTO: Alunos de Medicina cobram promessas e reivindicam internato hospitalar em outra cidade Estudantes de Medicina interditam avenida Rio Branco, principal da cidade, durante protesto contra prefeito Márcio Cardim (DEM). (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

Alunos do curso de Medicina da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) realizaram protesto, na manhã desta segunda-feira (19), reivindicando envio de Projeto de Lei pelo prefeito Márcio Cardim (DEM) à Câmara Municipal que solicita autorização para internato hospitalar na Santa Casa de Araçatuba. A mobilização, realizada em frente à Prefeitura e a Casa de Leis, contou com a participação de mais de 100 estudantes, que soaram gritos de protesto contra a gestão municipal e interditaram a avenida Rio Branco e rua Osvaldo Cruz.

Em comunicado enviado aos alunos, convocando para o protesto, o Centro Acadêmico Doutor César Marinho - entidade formada por discentes de Medicina - informou que a proposta dedicada ao internato hospitalar da primeira turma da graduação deveria passar por apreciação dos vereadores a partir da sessão desta segunda. Mas, não foi enviado pelo Executivo ao Legislativo - motivando a manifestação.

"Nesse Projeto, nossas atividades seriam iniciadas na Santa Casa de Araçatuba e terminaríamos no município de Adamantina, ao final do 6º ano. Porém, fomos informados que, por decisão superior, este Projeto não seria enviado para a Câmara, apesar de já ter sido protocolado pelo reitor da UniFAI [Paulo Sérgio da Silva]", informou o Centro Acadêmico, aos estudantes.

Com isso, o internato - período no qual o aluno acompanha as disciplinas básicas na Medicina em hospital ou Santa Casa - será realizado na estrutura de saúde disponível na cidade.

"A grande maioria sabe o déficit de conhecimentos que isso nos trará, devido à atual incapacidade técnica do local. Porém, futuramente, depois de adequações, sabe-se que a Santa Casa de Adamantina poderá se tornar um excelente centro de atividades práticas, tornando-se um Hospital Escola, nos provendo os conhecimentos necessários para a nossa formação médica. Contudo, com essa resolução, observamos que a nossa formação poderá estar prejudicada, o que não é do interesse de todos", consta, no comunicado.

Este posicionamento foi enfatizado pela diretora científica do Centro Acadêmico, Luiza Trindade. "O objetivo é adquirir o internato com estrutura e qualidade. Atualmente, Adamantina não tem estrutura para abrigar todos os alunos de Medicina no internato. Queremos fazer internato em outro município que contenha uma Santa Casa ou hospital de grande porte, com estrutura, por exemplo, de UTI, pediatria, obstetrícia, renal, cardiologia, e tudo mais. Nós, da Medicina, somos gratos por Adamantina, gostamos daqui e desejamos que em um futuro próximo se torne um grande centro médico e de saúde. Mas, no momento, não há estrutura para fazermos internato aqui", enfatizou.

A primeira turma de Medicina, com cerca de 60 alunos, começa o internato hospitalar no segundo semestre do próximo ano, planejado para iniciar em 8 de julho de 2019. "Querem nos manter em Adamantina, na esperança da Santa Casa local se estruturar, mas é um período pequeno para acontecer às melhorias necessárias", pontua.

Durante o protesto, um grupo de alunos participou de reunião com vereadores, o prefeito Márcio Cardim e o reitor da UniFAI Paulo Sérgio da Silva. Enquanto isso, os demais ficaram em frente à Prefeitura protestando contra a decisão do Executivo municipal.

Outro lado

Por meio de nota, a assessoria de imprensa informou que "a preocupação da administração dos dois órgãos [Prefeitura e UniFAI] é a realização de um internato que ofereça um ensino de qualidade para os alunos e ao mesmo tempo utilize, em parte, as instalações da Santa Casa de Adamantina. Tudo isso tem como objetivo o fortalecimento do próprio curso e a oferta de um atendimento que beneficie toda a população da cidade e da região", finalizou, a nota.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular