O atendimento ao convênio firmado entre a Santa Casa de Osvaldo Cruz e o CISAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista), com sede em Osvaldo Cruz, foi suspenso no inicio desta semana, segundo a direção da Santa Casa, por conta da falta de pagamento.
O CISAP, é composto por 11 municÃpios da região, sendo: Osvaldo Cruz, Sagres, Salmourão, Parapuã, Rinópolis, Inúbia Paulista, Lucélia, Pracinha, Mariápolis, Adamantina e Flórida Paulista.
Emerson Renato Bussola, diretor do hospital, explica que o convênio prevê a realização de Exames de Imagem, Raio-X, Ultrassonografia e Tomografia, que são feitos por uma empresa especializada que presta serviços para a Santa Casa, porém, o hospital é que é credenciado para prestar atendimento ao consórcio e os valores são repassados aos prestadores do serviço.
Ainda segundo Emerson, o funcionamento dos serviços tem fechamento todo final de mês, é feito o faturamento, os valores são enviados ao CISAP que separa o que é de direito a cada um dos municÃpios, depois são repassados para todos onde os pagamentos precisam ser empenhados nas prefeituras para serem pagos ao consórcio, e então que é feito o repasse para a Santa Casa.
Todo esse processo deveria demorar no máximo 60 dias. Ou seja, com o fechamento do mês de junho, os pagamentos deveriam estar em dia até o último mês de abril, porém, não é o que acontece. Segundo o administrador, o último mês que teve o serviço pago foi novembro de 2017.
Diante da situação, foi feito um ofÃcio para o CISAP comunicando que se até 30 de junho não fosse efetuado o pagamento referente pelo menos aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os exames seriam suspensos. Como não houve retorno e o pagamento não aconteceu, a Santa Casa comunica aos usuários dos municÃpios associados ao CISAP, que o atendimento está suspenso para a realização dos Exames de Imagem desde o último dia 02 de julho, e que o agendamento apenas voltará a ser feito quando a situação for normalizada.