A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), informou nesta segunda-feira (16), que vai solicitar à Justiça a internação no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), pelo prazo máximo de 360 dias, previsto em lei, da presa que agrediu na sexta-feira (13), cinco agentes da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, com um estilete artesanal, confeccionado com apontador de lápis.
Em nota, a SAP informou que houve um "ato de insubordinação" no momento em que a presa, que havia cometido falta disciplinar, estava sendo encaminhada para o Pavilhão Disciplinar.
No momento em que era conduzida, se desenvencilhou das algemas e passou a desferir golpes com estilete artesanal, confeccionado com apontador de lápis, vindo a ferir as agentes que realizavam sua escolta.
Após contida por outras servidoras, a reeducanda foi encaminhada para o Pavilhão Hospitalar para exame de saúde, permanecendo isolada preventivamente. As ASPs [agentes de segurança penitenciária] feridas, foram encaminhadas ao Pronto-socorro para atendimento médico, esclareceu a SAP.
Segundo a secretaria, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista já está com as portas das celas totalmente automatizadas e a ocorrência se deu durante o trânsito da presa entre os pavilhões.
Serão instaurados procedimentos apuratórios disciplinares e preliminares, para elucidação dos fatos.
Ainda em decorrer dos fatos a unidade teve as visitas suspensas no último final de semana, salientou a SAP ao G1.