O trabalho voltado para a sustentabilidade da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz está sempre buscando alternativas e soluções para os problemas relacionados à conservação e preservação do meio ambiente.
Na busca por soluções para as áreas degradadas do município, segundo a engenheira ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Silvana Aparecida Maciel, uma ideia é o projeto de implantação de hortas comunitárias nessas áreas e a adesão da população será fundamental para que isso possa ser feito.
Os benefícios ambientais e de sustentabilidade serão enormes com a implantação das hortas comunitárias, desde o aproveitamento de resíduos domésticos para o adubo de compostagem, as hortaliças colhidas serão distribuídas para as pessoas, o que contribuirá com muitas famílias.
O projeto das hortas comunitárias deverá ser iniciado no bairro Lagoa Azul, onde está instalada Escola de Educação Ambiental do município e, inclusive, já foi plantada a ideia da importância dos projetos voltados para a produção de alimentos orgânicos com sustentabilidade e sem agredir o meio ambiente.