Em cumprimento ao protocolo estabelecido pela legislação ambiental, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz realiza sistematicamente o monitoramento quanto a eficiência e qualidade do tratamento de esgoto feito pela Sabesp em Osvaldo Cruz.
A Companhia Estadual de Saneamento Básico (Sabesp) é a concessionária dos serviços de tratamento de água e esgoto no municÃpio, mas é responsabilidade do municÃpio acompanhar se o esgoto coletado na cidade recebe o devido tratamento.
Por isso, o municÃpio terceiriza a coleta e análise de esgoto antes e depois do tratamento. Por lei há necessidade da Sabesp dar uma eficiência de no mÃnimo 80% ao volume coletado.
A lagoa de tratamento está localizada no bairro Valesburgo e recebe também a cada seis meses, acompanhamento e verificação pela Cetesb, que é o órgão ambiental do governo de São Paulo.
Com o surgimento de novos bairros em Osvaldo Cruz, o montante de esgoto produzido aumentou, o que vai exigir novos investimentos por parte da Sabesp e acompanhamento pelo municÃpio.
Está em andamento em Osvaldo Cruz a proposta da colocação de aeradores para facilitar o tratamento de esgoto. Segundo técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, hoje a única lagoa de tratamento existente dá conta da demanda, mas, investimentos serão necessários para evitar o estrangulamento do sistema, devido ao aumento no volume coletado.