Há cinco anos outubro virou sinônimo de solidariedade em Osvaldo Cruz, afinal, é neste mês que se coloca em prática o projeto Educador Solidário, iniciativa impulsionada pela Secretaria de Educação da cidade, que busca despertar o altruísmo nos estudantes da Rede Municipal de ensino.
O projeto tem como finalidade, através de uma ação envolvendo professores, monitores e gestores, arrecadar alimentos para distribuir entre os alunos carentes. Segundo a Secretária de Educação Maria Leny Scramin, as escolas identificarão as famílias necessitadas e, sempre com tato para não constranger a criança que está recebendo o auxílio, distribuirão as doações.
No entanto, o intuito da campanha, de acordo com Leny, vai além do recolhimento de mantimentos. "O objetivo principal do nosso projeto não é nem a arrecadação de alimento, a gente entende que o espírito solidário é formado na criança. Uma criança solidária cresce um cidadão melhor, que sabe partilhar não só o alimento, mas também o coleguismo e o amor ao próximo".
Além disso, Maria Leny ressalta que as contribuições que não forem distribuídas entre a clientela escolar, serão repassadas à Santa Casa, uma vez que é uma entidade pública que atende a todos. "Eu acho que a gente ser solidário com a Santa Casa é até um dever nosso", explicou.
Vale lembrar que em outubro comemora-se o dia das crianças e do professor, e nada combina mais com essas datas do que ensinar a empatia e a solidariedade aos futuros adultos.