O Projeto "Resgatando Culturas com o Folclore Brasileiro" foi realizado no Ginásio de Esportes "João torro OvÃdio", destacando que a escola precisa resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as tradições das outras gerações. Este projeto tem como objetivo resgatar nossa cultura, nossos valores e garantir as tradições à s futuras gerações.
Proporcionar aos alunos atividades sócio-cultural e ambientais, incentivando a criatividade, socialização da criança sobre o folclore.
Sendo assim o projeto possibilita trabalhar lendas, provérbios músicas, adivinhações, comidas tÃpicas, danças preservando o folclore e a nossa cultura.
Várias atrações folclóricas da cultura brasileira foram apresentadas:
- A RODA DE CAPOEIRA "MAR DE ITAPUÃ" - Com Mestre Nilson e seus alunos, convidados especiais para o evento, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
- APAE DE OSVALDO CRUZ, com "CARLA CRISTINA MOREIRA".
COREOGRAFIA: PERERÊ - Coreógrafa: Professora PatrÃcia
- EMEI "PROF. BENEDICTO MOACYR LOREDELLO FILHO”.
COREOGRAFIA: SAMBA LELÊ - Coreógrafa: Professora PatrÃcia
- EMEF PROFª. "ALICE BERNARDES SILVA".
COREOGRAFIA: DANÇA DO SIRIRI - REGIÃO CENTRO-OESTE
COREÓGRAFA: Professora SANDRA PIGOSSI
- EMEF PROF.ª "CARMEN NÃPOLI DE CASTRO".
COREOGRAFIA: TEMA CARNAVAL - REGIÃO SUDESTE
COREÓGRAFOS: SANDRA PIGOZZI, MARIA APARECIDA FERREIRA
- EMEF DR. "GETÚLIO VARGAS".
COREOGRAFIA: REGIÃO SUL -
COREÓGRAFOS: RENATA FERNANDES E ROGÉRIO LOPES.
- EMEF "MAX WIRTH".
COREOGRAFIA: LAVADEIRAS - REGIÃO NORDESTE
COREÓGRAFO: MARCOS ANDRADE.
- EMEF PROF.ª "ROSA RUTH RUGGIA MARTINS".
COREOGRAFIA: DANÇA DO CARIMBÓ - REGIÃO NORTE -
COREÓGRAFA: LILIAN CRISTINA GELAMOS OKUBO.
A Secretaria de Esportes de Osvaldo Cruz mais uma vez cedeu o espaço para realização do evento.
OLIMPÃADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÃUTICA - OBA
O segundo evento do setor de educação foi realizado nesta quinta-feira, 23, a solenidade de entrega das medalhas e certificados aos alunos da rede municipal, referente à OlimpÃada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA.
Dia 19 DE MAIO, aproximadamente 800 mil estudantes do PaÃs participam da 20ª OlimpÃada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova foi aplicada em 13 mil escolas para alunos de todos os anos dos ensinos fundamental e médio.
A prova possui 10 questões de raciocÃnio lógico ligadas à astronomia e astronáutica. Os participantes da competição ganham um certificado e concorrem a 40 mil medalhas.
Sempre há um interesse natural dos estudantes em conteúdos de astronomia e astronáutica, saber como funciona o universo, as estrelas, o planeta.
Quando o aluno participa e recebe uma medalha, ele se destaca entre os milhões de estudantes do PaÃs e enriquece seu currÃculo.
Em 20 anos, a OlimpÃada Brasileira de Astronomia e Astronáutica já superou os 8 milhões de participantes, com a colaboração de 64 mil professores.
Podem participar todos os estudantes dos nÃveis fundamental e médio do PaÃs, regularmente matriculados.
Participaram aproximadamente 800 mil alunos da XX OBA, entre eles os 50 alunos da Rede Municipal de Educação de Osvaldo Cruz.
Não há restrição quanto ao número mÃnimo ou máximo de alunos participantes por escola.
A competição é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Os alunos de Osvaldo Cruz que participaram da OBA, OlimpÃada Brasileira de Astronáutica, receberam suas medalhas em evento realizado nesta quinta-feira, 23 de novembro, em evento realizado na Câmara Municipal.