O juiz da 1ª Vara da Comarca da Comarca de Adamantina, Fabio Alexandre Marinelli Sola, divulgou na terça-feira (19), a conclusão do projeto de revitalização da sede do Lar dos Velhos de Adamantina, desenvolvido por reeducandos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária), de Pacaembu e incentivado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.
Em uma primeira fase, cerca de quatro reeducandos, pelo perÃodo de um mês, cuidaram da preparação de partes do prédio para a pintura, como reboco, limpeza e substituição de telhados, reparação de forros, limpeza e parte hidráulica.
Na segunda etapa, durante 15 dias úteis, duas turmas de 50 reeducandos, passaram a exercer a revitalização.
Com recursos do fundo de penas alternativas do Poder Judiciário de Adamantina, ainda foram adquiridos ventiladores para a substituição de outros deteriorados, nos quartos e áreas comuns dos idosos, destacou o juiz.
O programa de revitalização de prédios públicos, disponibiliza curso de "pintor de obras"aos inseridos no regime semiaberto, através do Programa Via Rápida Expresso e Econômico, tendo como unidade executora a FAPETEC (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura).
É o Governo do Estado quem viabiliza o programa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), representada pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania.