Acontece neste mês em Adamantina, pela terceira edição consecutiva, o Setembro Amarelo. A programação será aberta neste sábado, feriado de 7 de setembro, às 9h, na Igreja Matriz de Santo Antônio, com a juíza Ruth Duarte Menegatti, titular da 3ª Vara da Comarca local, entusiasta e principal articuladora da iniciativa e mobilização (veja abaixo programação completa).
As atividades se desenvolvem neste mês de setembro, a partir de parcerias entre o Poder Judiciário do Estado de São Paulo, Ministério Público do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Adamantina, UniFAI e Ânima Consultoria.
Segundo os organizadores, a cada ano é criada uma proposta diferente, na perspectiva de alcançar toda a comunidade nas suas dúvidas existenciais.
Neste ano um dos principais desafios é instrumentalizar famílias e educadores para lidar positivamente com questões que desencadeiam doenças mentais em crianças e adolescentes e que, constantemente, os desfechos levam à aquisição de vícios, hábitos negativos, vazio existencial, comportamento agressivo, inabilidade social, isolamento emocional e suicídio. “Nosso principal objetivo é a propagação do conhecimento”, diz o material de divulgação do Setembro Amarelo. “Vamos lançar sementes com novas ideias e informações sobre o assunto e construir atuações inovadoras”, completa o texto.
Programação
6 de setembro
8h15 e 12h20 – Escola Estadual Durvalino Grion.
Roda de conversa: sexualidade e adolescência.
Palestrante: Luciana Martos Grion Valente.
7 de setembro
9h – Igreja Matriz de Santo Antônio.
- Abertura oficial das atividades do Setembro Amarelo, com Ruth Duarte Menegatti, juíza da 3ª Vara da Comarca de Adamantina.
- Palestra “Suicídio infanto-juvenil: uma epidemia mundial”, com Sheila Cavalcante Caetano. Público-alvo: médicos, psicólogos, profissionais da área da saúde, educadores e pais.
9 de setembro
19h30 - Salão Nobre do Fórum de Adamantina.
Palestra “Saúde mental: doenças e tratamentos”, com a médica psiquiatra Michelle Medeiros Lima Salione. Público-alvo: agentes de segurança penitenciária e policiais.
10 de setembro
17h – Casa do Garoto.
Palestra “Cida: sonhos e realizações”, com a psicóloga Dinise Alves Freire. Público-alvo: educadores da instituição.
19h - Salão Nobre do Fórum de Adamantina.
Premiação do 3º Concurso de Desenhos e Frases.
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação de Adamantina e Denise Alves Freire.
13 de setembro
8h15 e 12h20 – Escola Estadual Fleurides Cavalini Menechino.