Setor de Saúde de OC bate a meta de vacinação contra Pólio e Sarampo

04/09/2018 09h47 Porém, os pais que ainda não levaram seus filhos para tomar as doses têm até o dia 14 de setembro para vacinar as crianças.
Redação - Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Setor de Saúde de OC bate a meta de vacinação contra Pólio e Sarampo .

A campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo foi prorrogada até o dia 14 de setembro. Segundo o Ministério da Saúde, o prazo foi estendido nos Estados que ainda não atingiram a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças de 1 a 5 anos.

Segundo Camila Silva, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, a Secretaria de Saúde da cidade, apesar de ter superado a meta de crianças vacinadas, ainda estará fornecendo a vacina até o dia 14 de setembro. "A meta de imunização era de 95% e nós conseguimos chegar a 102% de imunização em cima da meta. Mas ainda assim estaremos disponibilizando as doses para quem ainda não conseguiu levar seus filhos nas unidades de saúde.", disse. 

As doses estão disponíveis na Sala de Vacinas do Centro de Pediatria Dr. Tavares e nos PSF’s do Vale do Sol, Álvaro Campoy e São José. O horário de atendimento é das 7h às 17h.

Alcance nacional (informações G1)

Considerando o total de crianças de 1 a 5 anos no Brasil, dados preliminares apontam que 88% foram imunizadas. Em todo o país, durante a campanha, foram aplicadas mais de 19,7 milhões de doses das vacinas (aproximadamente metade de sarampo e a outra metade, de pólio).

Lembrando que todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.

O objetivo da campanha é vacinar quem nunca se protegeu; completar o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

O Ministério da Saúde informa que esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular