O mês de novembro está chegando ao final e as ações do movimento Novembro Azul, que visam realizar atendimentos preventivos ao câncer de próstata nos homens também está terminando.
Segundo uma avaliação parcial da Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz, esse ano a procura pelos exames preventivos aumentou bastante em todas as unidades, especialmente no atendimento do último sábado, quando mais de 150 homens compareceram para os exames preventivos.
Segundo a Secretária de Saúde do município, Ivete Conca, primeiro é feito o exame de toque e se for constatada alguma alteração, o paciente será encaminhado para o exame de PSA (exame de sangue) para poder pesquisar qualquer problema que possa estar ocorrendo.
Anteriormente o processo era feito ao contrário, com o exame de PSA sendo feito antes, mas como se trata de um exame de muita sensibilidade, se não for observado todos os cuidados anteriores, podem ser detectadas alterações e além de gerar preocupações nas pessoas, os exames tinham que ser repetidos sem necessidade, o que foi resolvido com a inversão do processo.
O mais importante, ainda segundo Ivete Conca, é que os tabus estão sendo que brados e os homens estão priorizando os cuidados com a saúde.
Os números finais do Novembro azul só serão conhecidos após o último dia de atendimento, que será na próxima sexta-feira, dia 30 de novembro.