O Fundo Social de Solidariedade de Osvaldo Cruz desenvolveu durante todo esse mês o Movimento Outubro Rosa em parceria com outras repartições e instituições voltadas para a saúde nesse ano de 2018.
Segundo a Presidente do Fundo Social de Osvaldo Cruz e Primeira Dama do município, Eliana Mazucato, os números preliminares, que ainda deverão ser confirmados, se mostram bem positivos e demonstram a busca significante, bem como o interesse das mulheres em se cuidar.
Segundo Eliana Mazucato, até então a informação é de que foram solicitados cerca de 230 exames de mamografia e aproximadamente 300 procedimentos de coleta de material para a realização dos exames preventivos de Câncer de Colo de útero, o exame conhecido por Papa Nicolau.
Os atendimentos para esses exames foram realizados durante todo o mês de outubro pela Secretaria Municipal de Saúde do município, através das unidades de saúde dos bairros e com a participação muito importante da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz, que faz um trabalho de atendimento de valor inestimável às mulheres do município e região.
Foi montado um calendário de atendimento com horário especial para coleta de material para a realização dos exames preventivos. Todas as quartas-feiras, em cada semana do mês, duas unidades atenderam em horário especial, das 17h às 20h, e as mulheres que trabalham puderam ter essa facilidade para realizar a coleta de material para os exames.
No último sábado, dia 27, foi realizado o Dia D da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, quando todas as unidades de saúde do município abriram para atender as mulheres.
O movimento Outubro Rosa se encerra esta quarta-feira (31) e o balanço, mesmo parcial, segundo o setor social do município, já é bastante positivo.