Com objetivo em qualificar o produtor e o trabalhador, o Sindicato Rural de Iacri está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Eletricista - Instalações Elétricas de Baixa Tensão e Bovinocultura, agendados para julho. Os cursos são realizados em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) - São Paulo e FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo). Os participantes recebem gratuitamente material didático e certificado do Senar-SP. O Sindicato Rural de Iacri servirá gratuitamente almoço para os alunos durante todos os dias de aulas dos cursos.
O curso Eletricista - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, que será realizado entre os dias 8 e 11 de julho, oferece somente 16 vagas. O curso será ministrado pelo instrutor Renato Donizete de Souza, de Santa Rosa do Viterbo (SP), no período das 08h00 às 11h00 e das 12h00 às 17h00. Das 11h00 às 12h00 será servido almoço para os alunos. Os participantes serão capacitados sobre noções básicas sobre eletricidade, instalações elétricas, materiais utilizados nas instalações elétricas, ferramentas e instrumentos necessários e técnicas de instalações (veja detalhes abaixo).
Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso ensinará aos participantes a conhecer a legislação para as instalações elétricas em baixa tensão (conheça a norma NBR 5410; conheça a norma NR 10; e conheça a norma NR 6), identificar os instrumentos e equipamentos de proteção e ferramentas utilizadas (alguns instrumentos; alguns equipamentos de proteção; e algumas ferramentas utilizadas) e diferenciar conceitos básicos da eletricidade (as grandezas elétricas; um sistema elétrico; os circuitos elétricos; sobre a lei de OHM; sobre condutores, isolantes e conectores; os tipos de tensão e corrente elétrica; e as formas de ligação de cargas).
Para os dias 18 e 19 está agendado o curso de Bovinocultura de Leite – Diagnostico e Prevenção da Mastite. As aulas teóricas serão ministradas na sala de cursos do Sindicato Rural de Iacri e as aulas práticas em local a definir, no período das 08h00 às 11h00 e das 12h00 às 17h00. Das 11h00 às 12h00 será servido, pelo Sindicato Rural de Iacri, almoço para os participantes. O curso, que será ministrado pelo instrutor Eduardo Lopes Balsalobre, de Lucélia, tem por objetivo diagnosticar e prevenir a mastite bovina e os medicamentos usados no tratamento (veja detalhes baixo).
O curso que oferece somente 12 vagas, para pessoas com idade mínima de 18 anos, tem o seguinte conteúdo programático: mastite bovina (definição; e importância econômica, sanitária, humana e 2.4 IN 62/11 MAPA); fatores pré disponentes (manejo, genética, nutrição, mão de obra, instalações e equipamentos); classificação (quanto à forma clínica e subclínica; quanto a etiologia ambiental e contagiosa; quanto ao quadro clínico - aguda e crônica); meios de diagnóstico (clínico - teste da caneca telada de fundo escuro, visual - processo inflamatório -; subclínico - exames laboratoriais de CCS - Contagem de Células Somáticas - e teste CMT - Califórnia Mastite Teste -; laboratorial - cultura e antibiograma -; e importância da identificação dos animais positivos); e prevenção (aquisição de animais, higiene do ordenhador, das instalações e equipamentos; uso de água potável; manejo do rebanho, pré e pós ordenha, linha de ordenha; monitoramento por meio de testes e exames CMT e Caneca de Fundo Escuro; manejo de vacas secas - aplicação de medicamento -; descarte de vacas com infecção crônica; destino do leite contaminado; e vacinação.
Qualificação facilita ingresso no mercado trabalho
O presidente do Sindicato Rural de Iacri, Adelmo Bergamo (foto), destaca que os cursos oferecidos são excelentes oportunidades da pessoa se qualificar profissionalmente e garantir vaga no atual e competitivo mercado de trabalho. “Como já dissemos em outras ocasiões, muitas pessoas que estavam desempregadas participaram de nossos cursos e conseguiram voltar no mercado de trabalho. Temos ainda casos de alunos que concluíram o curso e com o aprendizado começaram a trabalhar por conta própria e hoje obtém uma renda suficiente para manter um bom padrão de vida para sua família”.
O interessado pode obter maiores informações no Sindicato Rural de Iacri, na Rua Cuiabá, n° 953, ou através do telefone (14) 3489-1263, falar com Ayrton Vieira da Costa.