Termina hoje prazo para eleitor faltoso evitar cancelamento do título

06/05/2019 07h59 É preciso pagar as multas pelas ausências e ir a um cartório eleitoral.
Redação - Acally Toledo - Informações: Agência Brasil, Nacional
Termina hoje prazo para eleitor faltoso evitar cancelamento do título .

Eleitores que deixaram de votar nos últimos três pleitos devem regularizar a situação eleitoral até esta segunda-feira (06). Caso o eleitor não procure um Cartório Eleitoral ele poderá ter o título cancelado.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com o Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, que esplicou o que o eleitor precisa fazer para não ter o título cancelado. "Para regularizar a situação eleitoral é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, que fica localizado na Rua Bélgica, 440, Jardim das Bandeiras e apresentar documento de identidade oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência.", disse.

Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, o cancelamento do título pode acarretar uma série de problemas. "A pessoa pode ficar impedida de obter passaporte e carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público. Fora que ela está sujeita a bloqueio do CPF, o que pode causar muita dor de cabeça.", finalizou.

O faltoso fica ainda impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público. Não terão os títulos cancelados aqueles que não são obrigados a votar, sendo seu comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos à medida os portadores de deficiência a quem seja impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Os números dos títulos cancelados começarão a ser divulgados em 24 de maio.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular