A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, atualizou os dados de dengue no município para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, Camila Silva, os dois casos confirmados da doença já haviam sido informados, porém, alguns casos suspeitos aguardam resultados de exames. "Estamos aguardando alguns resultados de notificações. Tivemos somente dois casos confirmados no ano de 2019, que, inclusive já foram noticiados. Alguns casos suspeitos já foram descartados e neste momento temos 9 notificações aguardando data da coleta.".
Camila Silva aproveitou a oportunidade para alertar a população quanto aos cuidados básicos com relação a essa doença. "Voltando a lembrar a população e orientando sobre os cuidados básicos quanto a dengue. Atenção a vasos de plantas, bebedouro de animais, qualquer recipiente que puder estar acumulando água parada. É importante que cada um faça a sua parte, estamos com municípios na região com muitos casos e o período é propício para que o mosquito se prolifere.", finalizou.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra da importância da limpeza dos quintais, caixa d'água, vasos de plantas e comedouro de animais e pediu para que todos fiquem atentos aos sintomas.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre alta (39°C a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças).
Caso apresente esses sintomas, recomenda-se não tomar nenhuma medicação por conta própria e procurar atendimento médico em um posto de saúde próximo.