Os banheiros da Praça Lucas Nogueira Garcez, a Praça da Matriz, voltaram a ser alvo de reclamações por parte dos usuários.
Na manhã desta quinta-feira (26) a reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi procurada por proprietários de estabelecimentos existentes na praça, alegando que os banheiros voltaram a apresentar situação de abandono por meio do Poder Público.
Segundo as denúncias, após uma ação ajuizada pelo Ministério Público em relação ao local, a Prefeitura pintou, trocou as vidraças e colocou uma pessoa para fazer a limpeza dos banheiros, mas segundo os proprietários dos estabelecimentos, a funcionária não estaria mais exercendo a atividade por não receber insalubridade para a função.
Como feito em março deste na, a reportagem esteve no local e constatou o fato, sendo informada por um usuário que o banheiro estaria nesta situação há mais de quinze dias.
Em julho deste ano, o vereador Valdemir Anselmo encaminhou ao Ministério Público uma denúncia que constam fotos e vídeos do local, que mostram o abandono. Nos arquivos os banheiros aparecem sujos e inclusive, foram considerados perigosos pelos frequentadores da praça.
Após apuração dos fatos, o Ministério Público de Osvaldo Cruz instaurou um Inquérito Civil para a apuração de um pedido de interdição do banheiro público da Praça da Matriz.
O outro lado
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com o Secretário de Operações Urbanas de Osvaldo Cruz, Adelino Alves, que foi informado sobre o ocorrido e disse que para resolver o problema, de imediato, estaria montando uma nova equipe para realizar os serviços de limpeza ainda nesta sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29).
A partir de segunda-feira (30), uma equipe seria designada para realizar o serviço em definitivo.