Os novos cartões bancários do Auxílio Brasil -- em substituição aos antigos cartões do Bolsa Família, que seguem válidos -- começaram a ser enviados pelos Correios aos beneficiários de todo o país no final do mês de junho, segundo o Ministério da Cidadania.
Foram emitidos, em junho, 3,2 milhões de unidades do cartão com chip. Mas no total, 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital devem recebê-lo, à princípio.
Para a escolha dos primeiros beneficiários a receberem os cartões foram priorizados os municípios que não apresentam ou apresentam poucos canais de pagamento da Caixa.
O beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h.
O objetivo do cartão bancário é, de acordo com o Ministério da Cidadania, modernizar o meio de pagamento dos benefícios, uma vez que o beneficiário poderá usá-lo para fazer compras em débito automático ou fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h. Ainda de acordo com a Pasta, a tecnologia de chip de contato torna o cartão mais seguro, diminuindo os riscos de clonagem.
Em junho, 18,15 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil, totalizando o investimento em R$ 7,6 bilhões.
1. Para que serve o novo cartão do Auxílio Brasil?
O cartão bancário Auxílio Brasil é um cartão para quem recebe o benefício por meio de conta poupança social digital. Com ele, é possível:
a realização de compras em estabelecimentos comerciais na função débito - o que favorece a utilização do benefício sem exigir o deslocamento das famílias para canais de pagamento;
o saque total ou parcial do benefício em toda a rede de pagamentos da Caixa e em bancos 24h.
2. É necessário solicitar o cartão bancário?
Não, o novo cartão do Auxílio Brasil não precisa ser solicitado. Ele será distribuído gratuitamente a quem já está no programa. Quem não o receber pode seguir fazendo o saque do benefício com o cartão do Bolsa Família.
A entrega é feita pelos Correios ao endereço da família informado no Cadastro Único. O cartão é encaminhado juntamente com o porta-cartão, que contém informações importantes sobre os cartões, como:
Funcionalidades do cartão;
Como cadastrar a senha do cartão;
Condicionalidades do programa;
Calendário de pagamento do programa;
Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa.
3. Que serviços bancários gratuitos o cartão oferece ao beneficiário?
O beneficiário que receba o Auxílio Brasil em conta poupança social digital e possua cartão bancário Auxílio Brasil tem acesso aos seguintes serviços bancários gratuitos:
Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
Até dois saques por mês em bancos 24h;
Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
4. Todos os beneficiários do Auxílio Brasil irão receber o cartão?
Não. De acordo com o Ministério da Cidadania, a princípio serão emitidos cartões apenas para as famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de dezembro de 2021.
5. Como o beneficiário pode acompanhar o envio do cartão bancário?
Os beneficiários podem acompanhar o envio do cartão ligando na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou presencialmente nas agências da Caixa.
6. Como cadastrar a senha do cartão bancário Auxílio Brasil ?
O cadastramento da senha deve ser realizado nas agências da Caixa, nas lotéricas e também através do aplicativo no Caixa Tem, acessando a opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”. Veja aqui como acessar o Caixa Tem
7. Que informações estão presentes no cartão?
O cartão contém as seguintes informações na parte da frente:
Identificação do Programa Auxílio Brasil;
Número do cartão;
NIS do Responsável Familiar (RF);
Nome do RF;
Validade do cartão;
Número da conta.
Na parte de trás:
Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
Bandeira do Caixa Aqui;
QR Code;
Bandeira do banco 24Horas; e
Bandeira da Elo ou Visa.