São Paulo, dezembro de 2018. Após alto número de aberturas de CNPJ neste ano, a MEI Fácil, plataforma digital para quem já é ou quer se tornar um microempreendedor individual, comemora novas conquistas: neste ano, a plataforma registrou crescimento em todos os seus segmentos, e tem a meta de triplicar seus números em 2019.
Sucesso no ano, o app da MEI Fácil multiplicou seu tamanho em cinco vezes, bateu a marca de 500 mil downloads e deve chegar a 1 milhão em 2019. Ainda neste ano, a quantidade de usuários ativos, aqueles que utilizam os serviços de forma recorrente, quintuplicou.
A crescente na demanda de MEIs, cuja quantidade aumentou consideravelmente em 2018, acompanha a ascensão da empresa. "A plataforma foi criada justamente para dar acesso a informações, serviços simplificados e outras demandas do dia a dia ao empreendedor. Agora, sabemos quais são as necessidades do público e vamos investir para que o próximo ano seja, mais uma vez, positivo", diz Rodrigo Salem, sócio fundador da MEI Fácil.
A aprovação dos usuários também é uma marca a ser reconhecida. O aplicativo tem nota média de 4.6 entre as avaliações na loja Play Store, a maior de todo o setor. O app da MEI Fácil também tem sido reconhecido como referência em oferta de serviços financeiros simplificados, como maquininha de cartão e boletos de cobrança. Recentemente, ocupou a posição número 1 em aplicativos financeiros na loja de aplicativos, à frente de grandes bancos e empresas de pagamento.
A alta na demanda e na procura pelo serviço se reflete no faturamento da startup, que aumentou dez vezes em 2018. Em 2019, o objetivo dos sócios da empresa é que esse valor pelo menos triplique. Para tal, a plataforma planeja uma forte agenda de lançamento de novos produtos.
"Pensando em melhoria, vamos criar uma conta digital para que os microempreendedores possam se organizar financeiramente sem depender inteiramente dos bancos. Com o cartão da MEI Fácil, ele poderá pagar contas e acessar a serviços financeiros no geral. Além disso, pretendemos solidificar essa relação com empresas e autônomos", completa Rodrigo.
Na onda dessa consolidação, evidenciam-se parcerias estratégias que foram realizadas ao longo de 2018 com o Bradesco e o Serasa, além da participação em um programa de aceleração coordenado pelo Facebook e pela Artemísia. Em 2019, a projeção é oferecer novos produtos e aprofundar o relacionamento com empresas e os usuários da plataforma.
"A MEI Fácil parte de um posicionamento único, através do qual oferece um serviço financeiro associado a burocracia e educação financeira - de forma customizada ao usuário -, e assim nos tornamos a principal referência do MEI no Brasil em apenas dois anos", avalia Marcelo Moraes, CEO da MEI Fácil.
Sobre a MEI Fácil
A MEI Fácil foi fundada em janeiro de 2017 com o objetivo de ser a grande parceira do microempreendedor individual. A empresa já atende mais de 500 mil empreendedores e oferece auxílio em processos como a obtenção de CNPJ, notas fiscais, além de serviços financeiros simplificados e de baixo custo. Ela foi recentemente premiada pela Universidade de Columbia, nos EUA, como referência global em negócios de impacto, primeira vez que uma startup da América Latina ganha o prêmio.