Justiça Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz se prepara para as eleições deste ano

15/07/2022 06h30 Chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Simão, orienta os eleitores.
Redação - Wilson Betiol , Osvaldo Cruz (SP)
Justiça Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz se prepara para as eleições deste ano (Foto: Wilson Betiol/Portal Metrópole)

Estamos em 2022, ano de eleições para Deputado Estadual, Federal, Senador, Governador e Presidente da República.

Diante desse quadro, a Justiça Eleitoral em todos os Cartórios espalhados pelo país tem intenso trabalho de preparação para o pleito, que pode ter dois turnos.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrevistou o chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, que começou confirmando as datas para primeiro e provável segundo turno das eleições. “Essas datas são constitucionais, ou seja, a Constituição estabelece o primeiro domingo de outubro para o primeiro turno, e o último domingo do mesmo mês para um segundo turno, quando é o caso. Portanto eleições dias 2 e 30 de outubro de 2022 para este ano.”, disse.

O momento vivido hoje pela Justiça Eleitoral neste processo de preparação para a eleição é a convocação dos mesários. O Cartório Eleitoral já encaminhou a todos os convocados, aproximadamente 600 pessoas, as orientações sobre essa preparação, que envolve mesários, pessoal de apoio que trabalha nos pátios, e também equipes que cuidam da montagem, e que no final da eleição recebem as urnas, ou seja, um contingente muito grande de colaboradores.

Fernando Simão também falou sobre títulos eleitorais irregulares que impedem o interessado de exercer o direito do voto. “Até a pouco tempo, quem não tinha feito o recadastramento biométrico, estava com o título cancelado, porém o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em razão de entender a importância da eleição, resolveu temporariamente liberar todos esses títulos cancelados para o pleito, isso no caso de cancelamento por falta de biometria. Também se faz necessário lembrar que após a eleição esses títulos voltam a ficar inválidos, sendo necessário procurar o Cartório para regularização do documento.”.

Diante de tudo isso com relação a biometria, principalmente por causa da pandemia que atrapalhou o processo, a reportagem buscou saber do Chefe do Cartório Eleitoral se quem fez o procedimento vai usar essa facilidade na hora de votar. “O Tribunal tem nos orientado que será utilizado o máximo de biometria possível, então todos que tiveram a biometria concluída poderão utilizá-la para votar, mas os que tiraram o título depois do processo de coleta da biometria podem votar normalmente pelo processo convencional, até porque não haverá mais coleta, pois essas biometria serão buscadas em outros órgãos, como  do IRGD - que faz a expedição do RG, ou do DETRAN que é responsável pelas carteiras de habilitação de condutores de veículos automotores.”, destacou.

A orientação do Chefe do Cartório é que todos levem documentos com fotos para facilitar o trabalho dos mesários. “Outra orientação da Justiça Eleitoral é com relação a ordem de votação que segue a mesma, ou seja, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente Republica. Por serem muitos números e para agilizar o trabalho e facilitar a vida do eleitor, a Justiça vai permitir a chamada ‘Colinha’, ou seja, um papel discreto com os números dos candidatos escolhidos pelo eleitor, desde que mantido guardado, sem exibição.”, finalizou.

Ainda de acordo com Simão, no caso de Osvaldo Cruz não houve mudança em termos de locais de votação em relação ao pleito passado. 

Lembrando que as pessoas que precisarem de serviços da Justiça Eleitoral, como título para mostrar no serviço, transferência para o município para apresentar em órgãos públicos que exigem ser eleitor do município, basta procurar o Cartório Eleitoral, onde será emitida uma certidão que substitui o título temporariamente até o término do período de suspensão do processo normal por causa do pleito.

Também existe a possibilidade de pedir transferência de local de votação para pessoas com mobilidade reduzida, para uma escola mais próxima de sua casa, porém, isso vale somente para quem tem dificuldade de mobilidade.

Uma novidade para os eleitores de Parapuã, é que há um posto de atendimento da Justiça Eleitoral da Comarca na Casa da Agricultura, ao lado da Escola Maria Helena, local que oferece todos os serviços disponíveis no Cartório.

O Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz atende na Rua Bélgica, 440, próximo ao Fórum. O horário é das 12h às 18h, e o telefone e WhatsApp (18) 3529-1511.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular