Com as temperaturas mais amenas da época de inverno, algumas alterações no organismo e de comportamento são observadas. Ficamos mais suscetíveis a ter gripes, resfriados e é comum também a tão gostosa preguiça.
Esse é um dos fatores que afasta as pessoas das academias nessa época do ano, mas o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo.
A prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo e por conta disso é necessário mudar o pensamento de que atividade física só se pratica no verão.
Pessoas que mantém alguma atividade física nessa época de inverno podem ter vantagens como melhora do apetite e do sono, além de apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios regulares tornam o coração menos vulnerável a doenças.
Como com o clima mais frio o corpo precisa queimar mais calorias para manter-se aquecido, as pessoas que querem perder peso podem se beneficiar dessas mudanças causadas pelo próprio corpo para potencializar os exercícios, assim aumentando seus efeitos.
É claro que para isso são necessários alguns cuidados antes de fazer exercícios com as temperaturas mais amenas.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com o Personal Trainer, Alex Batista Fernandes, que explicou a importância da atividade física, mesmo com temperaturas mais frias. "Neste período do ano, nosso metabolismo aumenta constantemente para manter a temperatura ideal do nosso corpo e com isso aumenta o consumo energético proporcionando cerca de 30% mais de queima de gordura. Lembrando que além de beneficiar a queima de gordura, as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, aumenta nossa disposição, melhora nosso condicionamento físico, previne algumas doenças como diabetes, o aumento do colesterol, obesidade, etc.", disse.
Segundo Alex Fernandes, alguns estudos comprovam, inclusive, que a prática de atividade física proporciona uma melhora de humor em quem a pratica. "Estudos mostram também que a atividade física contribui para o bom humor. Quando nos exercitamos, há a liberação de neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina responsáveis pela sensação do prazer e felicidade.", concluiu.
O Personal Trainer destacou também a importância de uma alimentação balanceada, que aliada ao exercício físico, proporciona o emagrecimento correto e saudável. "Devemos ressaltar que para potencializar o emagrecimento não só durante essa época de temperaturas mais amenas, mas sim durante o ano todo, devemos nos alimentar corretamente com a supervisão de um nutricionista e praticar atividades físicas prescritas por um profissional qualificado.", disse.
Alex Fernandes, falou sobre a importância de sempre procurar um profissional capacitado. "O profissional de educação física esta capacitado para estudar cada pessoa com sua bio individualidade e ministrar atividades corretas para que a mesma se sinta segura e confiante daquilo que esteja fazendo, afinal lidamos com pessoas e temos toda a responsabilidade como profissionais.", finalizou.
O especialista em Fisiologia do Exercício e educador físico, Cristiano Fernandes da Silva, também falou com a nossa reportagem sobre o assunto. "É de extrema importância se manter em atividade nesta época para que não tenhamos subidas de pressão arterial e baixa de condicionamento cardio. Também vale lembrar que o corpo tende a acentuar mais o trabalho de broncodilatação e isso faz com que o metabolismo acelere um pouco mais podendo eliminar mais gordura por conta de utilizar mais suas fontes energéticas para se manter na temperatura ideal.", disse.
Cristiano Fernandes destacou que as pessoas precisam dar uma atenção especial ao aquecimento do corpo antes da prática de atividade física, seja ela qual for, principalmente nessa época do ano. "O corpo deve estar devidamente aquecido, isso ocorre com uma atividade mais leve gradativa que vai sendo aumentada, assim aumentamos o fluxo sanguíneo e levamos mais nutrientes aos locais devidos. Vale também ressaltar, que o aquecimento vai preparando o cérebro e os músculos para a atividade que será realizada. Lembrando também que o alongamento durante o período de frio deve começar de maneira mais branda que o de costume, porque o corpo costuma ficar mais contraído nesse período. Então, tanto o alongamento quanto o aquecimento devem ser feitos de maneira mais gradativa e branda, até chegar ao ponto normal.", destacou.
O especialista em Fisiologia do Exercício, Cristiano Fernandes, passou algumas dicas para quem quer iniciar a prática de uma atividade física. "É sempre bom procurar realizar alguns exames, como o de coração e os mais básicos de sangue, para verificar como está a saúde. Procurar um profissional qualificado para que você consiga alcançar os seus objetivos e ir até um lugar onde você se sinta bem e te dê todo o suporte necessário. Essas são regras e dicas básicas. Eu sempre aconselho quem quer começar a procurar gente especializada a atender todos os tipos de pessoas, desde um pós-fisioterapia, obeso, magro, homens e mulheres. Quando decidir por praticar atividades físicas procure profissionais com experiência, porque o exercício não é feito somente pela estética, mas também para que suas chances de viver mais e melhor sejam aumentadas.", finalizou.