Com domÃnio espanhol desde o inÃcio, Espanha marca com Diego Costa e ganha a primeira na Rússia.
Seleção espanhola envolve adversário, troca 804 passes, finaliza 17 vezes, mas só consegue furar o bloqueio iraniano uma vez com Diego Costa. Irã tem gol anulado pelo VAR, ensaia pressão no fim, mas não consegue o empate na Arena Kazan.
Portugal 1x0 Marrocos
O futebol é fascinante porque não precisa ser justo. Nesta quarta, Portugal talvez nem merecesse sair de campo com a vitória diante do Marrocos. Acontece que dispor de Cristiano Ronaldo faz toda a diferença. Na primeira chance (de poucas da equipe, diga-se), abriu o placar em forte cabeçada. Em inúmeras oportunidades, por outro lado, os africanos não foram capazes de marcar - por vezes, pararam no goleiro Rui PatrÃcio.
A vitória foi dramática praticamente do inÃcio ao fim, graças ao esforço dos africanos, que fizeram partida bem mais consistente que a estreia - o placar, porém, foi o mesmo. Cristiano Ronaldo, agora artilheiro isolado da Copa, com quatro gols, fez Portugal arrancar a liderança provisória das mãos do Irã e eliminou o Marrocos ainda na segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo. A dor da eliminação - a primeira confirmada matematicamente no Mundial - será forte para os marroquinos.
Uruguai 1x0 Arábia Saudita
Foi um jogo morno, sem grandes emoções, mas o suficiente para garantir o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo. Com um gol solitário de Luis Suárez, aos 20 minutos do primeiro tempo, a Celeste venceu a Arábia Saudita por 1 a 0, em uma partida onde soube ditar o ritmo e não correu grandes perigos. Os árabes, por outro lado, lutaram bastante, mas esbarraram na limitação técnica e ficam pela fase de grupos do Mundial de 2018.
Irã 0x1 Espanha
A primeira etapa foi de total domÃnio espanhol. Com 73% de posse, os comandados de Hierro literalmente colocaram os iranianos na roda. O domÃnio, porém, não foi traduzido em gol. A Espanha até tentou: foram 10 finalizações, mas apenas um com direção do gol. David Silva foi quem mais arriscou. Ele tentou de voleio, de falta, e na jogada caracterÃstica de cortar para o meio e bater. A redonda, porém, foi teimosa com a La Roja. Ponto positivo para o Irã, que se defendeu muito bem na primeira etapa. A equipe de Carlos Queiroz recuperou 22 vezes a bola nos primeiros 45 minutos.
Os jogadores voltaram com tudo para a segunda etapa e o jogo teve grandes chances. A primeira foi para o Irã, Hajsafi cobrou lateral na área, Piqué cortou parcialmente e bola sobrou na medida para o camisa 10 iraniano finalizar. Ansarifard imendou de primeira, mas bola bateu na rede pelo lado de fora. Em seguida, a resposta da Espanha. Diego Costa contou com a sorte para marcar. O atacante recebeu de Iniesta e girou. Rezaeian tentou afastar, mas chutou em cima do artilheiro. A bola bateu nele e foi direto para o fundo da rede. Depois disso, os comandados de Hierro seguiram pressionando, mas não conseguiram marcar. Do outro lado, Ezatolahi até fez o gol, mas lance foi parado corretamente. VAR entrou em ação e confirmou impedimento do volante no ataque.