Anta é encontrado morta às margens da vicinal Osvaldo Cruz-Salmourão

13/07/2021 08h26 Funcionários da concessionária EIXO-SP retiraram o animal nesta segunda-feira.
Por Ocnet, Osvaldo Cruz - SP
Anta é encontrado morta às margens da vicinal Osvaldo Cruz-Salmourão .

Funcionários da concessionária EIXO-SP retiraram uma anta morta às margens da estrada vicinal que liga Osvaldo Cruz a Salmourão nesta segunda-feira (12). O animal pode ter sido atropelado no domingo (11) à noite, mas não há confirmação.

A anta foi localizada próxima do trevo de acesso ao bairro Lagoa Azul, município de Osvaldo Cruz, a cerca de 3 quilômetros do entroncamento.

Risco de extinção

Trata-se do maior mamífero terrestre da fauna brasileira. Uma anta pode atingir dois metros de comprimento, por um metro de altura e pesar até 300 quilos. Machos e fêmeas não apresentam diferenças. Os filhotes apresentam faixas brancas que os camuflam na vegetação. 

Seu risco de extinção ocorre devido ao longo período necessário à reprodução e à extinção das matas nativas. Em busca de alimentos, as antas têm invadido propriedades e mananciais particulares para sobreviver. A dificuldade de reprodução está na gestação, que dura entre 390 a 400 dias. Após esse período, nasce apenas um filhote, que permanece junto da mãe de seis a oito meses.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular