Caminhoneiros que trafegam na manhã deste domingo (05) pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a SP-294, entre as cidades de Lucélia e Adamantina, foram abordados por voluntários e pelo Sindicato dos Caminhoneiros de Pacaembu e Região (Sindicam), que entregaram marmitas e água aos motoristas.
Muitos motoristas enfrentam dificuldades para comprar seu almoço nas estradas devido ao período de quarentena. As entregas em Adamantina foram realizadas na Base Operacional da Polícia Rodoviária e contou com o apoio do Departamento de Estradas de rodagem (DER).
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com o vice-presidente do Sindicam, Vanderli Corrêa Cota. "Estas marmitas foram feitas com doações da população de cidades de toda a região. Foram entregues cerca de 680 marmitas nos pontos de abordagem.", disse.
O Vanderli Cota também garantiu que se a quarentena continuar, os caminhoneiros não vão parar, como já circula em redes sociais. "Os caminhoneiros são o coração do Brasil e, se a categoria parar, a situação será ainda pior", finalizou.
O motorista Gilmar, que seguia sentindo Paranaguá/PR a Jataí/GO, disse que a marmita ajuda muito, pois em muitos lugares por onde ele já passou, os restaurantes estão fechados.
Em Lucélia, as doações aconteceram na Balança, entre Lucélia e Inúbia Paulista, onde uma família, sensibilizada com um familiar que passou dificuldades para encontrar um estabelecimento comercial para almoçar no estado da Bahia, resolveu se juntar e doar cerca de 30 marmitas, na manhã desde domingo (05).
Márcio Alves, o motorista teve dificuldades para se alimentar, chegou em casa emocionado e contou a história para sua mãe, que reuniu a família para fazer as marmitas.
O pedido de quarentena no estado de São Paulo termina nesta terça-feira (07), porém todos aguardam o pronunciamento do Governador do Estado, João Doria, que acontecerá nesta segunda-feira (06), no Palácio dos Bandeirantes. No pronunciamento ele deverá dizer se a quarentena termina mesmo na terça-feira, ou se será mantida por mais alguns dias.
Supervisão de Acally Toledo*