Um alerta emitido nesta segunda-feira (15) pela concessionária Cart orienta aos motoristas que trafegam pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270) sobre os riscos da alta concentração de neblina nas estradas da região de Presidente Prudente (SP).
A empresa destacou os pontos críticos da SP-270, onde o nevoeiro exige cautela redobrada dos condutores. Conforme um mapeamento do Centro de Controle Operacional (CCO), eles ficam na altura dos seguintes municípios:
• Caiuá (SP);
• Presidente Prudente (SP);
• Regente Feijó (SP); e
• Santo Anastácio (SP).
Visibilidade
A neblina é formada quando o ar úmido entra em contato com o ar frio. Isso acontece principalmente durante as primeiras horas da manhã ou à noite, quando a temperatura cai. O ar úmido se resfria e suas partículas de água condensam, formando pequenas gotículas que ficam suspensas na atmosfera, criando a neblina.
Quando esse fenômeno se concentra nas estradas, pode reduzir significativamente a visibilidade dos motoristas, aumentando os riscos de acidentes, já que a capacidade de os condutores enxergarem outros veículos, placas de sinalização e até mesmo curvas na pista, diminui.
Portanto, a orientação da concessionária, diante desse cenário, é redobrar a atenção e adotar medidas de segurança, como reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, usar faróis baixos e evitar manobras bruscas.