Nesta semana foi realizado o leilão da maior licitação de rodovias do Brasil, o lote de Rodovias Piracicaba-Panorama e a vencedora foi do Consórcio Infraestrutura Brasil. Com valor de outorga em R$ 1,1 bilhão, o Consórcio irá administrar o lote, incluindo rodovias da nossa região, por 30 anos.
Além do pagamento à outorga, o consórcio vencedor fica comprometido a realizar investimentos previstos no edital, projetados em R$ 14 bilhões. Segundo o Governo, nos dois primeiros anos já está programado o aporte de R$ 1,5 bilhão. Já a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), informou que a nova concessionária irá iniciar sua operação no primeiro semestre de 2020.
Nos 1.273 quilômetros abrangidos na nova concessão estão previstas 15 praças de pedágios, sendo sete delas na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), duas na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) e duas Rodovia Homero Severo Lins (SP-284).
Para começar a cobrar dos motoristas nas 15 novas praças de pedágio, a concessionária deverá cumprir medidas prévias, como correção de depressões, reparos superficiais e profundos, recomposição do pavimento asfáltico, panos de revestimento asfáltico, regularização e eliminação de degrau e outras.
Os locais previstos para a implantação das praças de pedágio na SP-284, SP-294 e SP-425 são:
- SP-284/km 457: Entre Assis e Paraguaçu Paulista
- SP-284/km 532: Entre Rancharia e Martinópolis
- SP-294/km 362: proximidades de Bauru
- SP-294/km 428: Entre Vera Cruz e Garça
- SP-294/km 489: Entre Pompéia e Quintana
- SP-294/km 541: Entre Iacri e Tupã
- SP-294/km 574: Entre Osvaldo Cruz e Inúbia Paulista
- SP-294/km 632: Entre Irapuru e Junqueirópolis
- SP-294/km 670: Entre Tupi Paulista e Santa Mercedes
- SP-425/km 434: Entre Martinópolis e Indiana
- SP-425/km 400: Entre Parapuã e Martinópolis
O modelo tarifário da nova licitação prevê desconto de 5% para os usuários do pagamento automático. Além disso, a grande inovação tarifária da nova concessão é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), modelo inédito no Brasil e que irá beneficiar os motoristas que utilizam o trecho rodoviário com maior frequência, principalmente moradores de pequenas cidades que usam as rodovias quase que diariamente para acessar a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos. O conceito do novo modelo é o de que quem usa mais paga menos.