O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, fecha o ano de 2018 entregando aos motoristas das rodovias estaduais paulistas 582,9 quilômetros de pistas modernizadas, que passaram por duplicação, recapeamento, implantação de terceiras faixas, recuperação de taludes, melhorias no sistema de drenagem e sinalização. Para tanto, o Governo do Estado destinou R$ 683,8 milhões a 66 obras que contemplam 60 rodovias e beneficiam 39 municípios.
Dentre as rodovias modernizadas, foram contempladas vias que servem como corredores estratégicos para a logística de escoamento da produção industrial ou agrícola, no Estado de São Paulo. A Rodovia Assis Chateaubriand (SP 425) é exemplo disso. Ligando São Paulo ao Paraná, os lotes 1 e 3 das obras para duplicação da pista, recapeamento, implantação de faixas adicionais entre as cidades de Martinópolis, Indiana, Regente Feijó, Presidente Prudente, Pirapozinho Tarabaí e Estrela do Norte foram concluídos em março de 2018, totalizando investimentos de R$ 213,2 milhões.
Na região de Ribeirão Preto, a modernização da Rodovia Prefeito Fabio Talarico (SP 345) foi entregue ao tráfego em fevereiro de 2018. Com 40,5 quilômetros de pistas recapeadas e nova sinalização, as obras beneficiaram os municípios de Franca, São José da Bela Vista, Guará e São Joaquim da Barra, com investimentos de R$ 63,9 milhões.
Do outro lado do Estado, no Vale do Ribeira, acaba de ser entregue a recuperação da pista da Rodovia Empei Hiraide (SP 139), entre Registro e Sete Barras, com 45,1 quilômetros de extensão. O investimento foi de R$ 12,9 milhões.
Além das obras nas rodovias estaduais, o DER-SP, em parceria com os municípios de Lençóis Paulista e Registro, construiu dois novos Terminais Rodoviários, com investimento de R$ 3,3 milhões, possibilitando deslocamentos intermunicipais mais ágeis à população local.
O balanço positivo do ano de 2018 não foi obtido somente com as obras entregues aos usuários, mas também pelas obras iniciadas no período. Investimentos que somam R$ 1,26 bilhão possibilitaram o início de 62 novas obras em 38 rodovias não concedidas e administradas pelo DER. Isso significa que 510,1 quilômetros de vias já passam por intervenções para duplicação, recapeamento, pavimentação de acostamentos, nova sinalização e melhorias no sistema de drenagem.
Uma destas rodovias é a Raposo Tavares (SP 270), entre as mais extensas do Estado. O pacote de obras foi dividido em oito lotes, abrangendo os municípios de Itapetininga, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Paranapanema, Itaí e Piraju, com 126,4 quilômetros de extensão e investimentos de R$ 438,7 milhões.
Iniciadas em setembro de 2018, as obras de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP 250) trarão desenvolvimento econômico e segurança viária à população da Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. Entre os municípios de Vargem Grande Paulista e Ibiúna, os serviços são realizados em 24,33 quilômetros de extensão, com investimento de R$ 156,2 milhões. A SP 250, entre Apiaí e Ribeira, teve o último lote de obras de modernização, com serviços de recuperação da pista e sinalização, entregue em março de 2018. O investimento foi de R$ 91 milhões.
Parceria para a reforma de vicinais - Como a malha viária paulista não é composta somente pelas rodovias estaduais, mas também por vias administradas pelas prefeituras, o DER, por meio de convênios celebrados entre Estado e Município, iniciou obras que contemplam 261,2 quilômetros de Estradas Vicinais. As obras são realizadas em 51 cidades, com investimento de R$ 175,4 milhões.