A Eixo SP Concessionária de Rodovias completou um ano de internalização das equipes de conservas que atuam ao longo das 12 rodovias que administra. Foi uma remodelação do formato de execução dos serviços a partir da contratação efetiva das equipes nas quatro regionais, orientada pela política de ESG e pela melhora nos serviços. Neste mês de novembro, novas contratações formarão um efetivo de 900 trabalhadores no setor.
A remodelação abrange a execução por 122 equipes dos serviços de reparo localizado de pavimento, roçada manual e mecanizada das áreas verdes, poda de árvores, limpeza das rodovias, limpeza e recuperação de drenagens, correção de erosões, conservação de dispositivos de contenção (guard rail) e sinalização horizontal e vertical ao longo dos 1.221 km de rodovias administradas.
Com esta remodelação dos quadros, a Eixo SP alcançou os resultados esperados como a maior eficiência das equipes, treinadas e inseridas nos protocolos de segurança, além da matriz ESG da empresa. Outro fator positivo foi a redução no tempo de atendimento e na execução de serviços mais urgentes.
“Tornar real um projeto dessa envergadura foi um grande desafio, contudo, com trabalho de equipe envolvendo diversas áreas como RH, SSO, Frotas e Suprimentos, bem como apoio da alta direção, provamos que tudo é possível, até mesmo na maior concessionária de rodovias do país”, afirma Pedro Nogueira, superintendente de Conservação.
Frota
Além dos recursos humanos, a Eixo SP também investiu na frota própria de conserva.
Desde novembro de 2021, a Concessionária soma investimentos de R$ 43 milhões que correspondem à aquisição de 116 caminhões, 27 tratores, nove equipamentos pesados como rolos compactadores, retroescavadeiras; e outros 300 menores entre minicarregadeiras, roçadeiras, sopradores e motosserras.
A partir da internalização, a Eixo SP totaliza 120 mil atendimentos, uma média de 450 por dia. “Investimos em quadros de colaboradores próprios em cumprimento ao nosso compromisso de estabelecer uma política na empresa de profissionais engajados e alinhados a uma metodologia de trabalho que confere a excelência nos serviços ao usuário”, conclui Sergio Santillan, diretor-presidente da Eixo SP.