Após dois anos de trabalho intenso, a concessionária Eixo SP finalizou as obras de duplicação da SP 294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), no trecho entre Marília e Oriente. Segundo publicou a empresa, foram mais de R$ 220 milhões investidos em diversas melhorias nos 19 quilômetros que ligam os dois municípios.
Para a Eixo SP, a execução do projeto representa um marco no desenvolvimento da infraestrutura viária da região. Além de garantir maior fluidez ao trânsito, a obra avançou muito no quesito segurança para os usuários que utilizam o trecho. São cerca de 10 mil veículos, em média, circulando diariamente entre Marília e Oriente, em ambos os sentidos.
As obras de duplicação e modernização da SP-294, no trecho que inclui Adamantina, devem ser iniciadas ano que vem, conforme diversas manifestações da concessionária à imprensa local e regional. O trecho adamantinense vai ter a pista duplicada, duas passarelas, novos acessos no trevo principal (inclusive com a remoção da imagem religiosa de Nossa Senhora Aparecida existente), trevo da FAI e da Lagoa Seca, e dispositivo de retorno entre Adamantina e Flórida Paulista, além de outras melhorias.
Melhorias e novos acessos no trecho Marília - Oriente
As melhorias implementadas incluem a construção de 10 quilômetros de vias marginais e de 7 quilômetros de ciclovias. Teve também a instalação de duas novas passarelas de pedestres, uma no km 462+400, próximo ao Posto Ecológico, e outra no km 463+600, na interligação entre as avenidas Pedro Antônio Redondo e Trieste Cavichiolli. Foi realizada ainda a readequação total de uma terceira passarela, já existente, no km 472, entre os bairros Parque das Árvores e Jardim Lucimar, em Oriente.
O projeto de duplicação contemplou também a construção de quatro dispositivos de acesso e de retorno, que estão localizados no km 461+050, na ligação com a Avenida República, em Marília; no km 464+060, no acesso ao distrito de Padre Nóbrega; no km 465+980, também em Marília; e no km 474, no trecho de Oriente. A Eixo SP implantou ainda cinco passagens inferiores, nos kms 461+050, 463+200, 464+060, 465+980, e no km 474.
Trecho iluminado
Outra medida de segurança implementada pela concessionária no trecho duplicado foi a instalação de 797 luminárias, melhorando consideravelmente a visibilidade dos usuários durante a noite.
A Eixo SP destaca que execução das obras exigiu um esforço logístico e operacional bastante significativo. Para garantir a qualidade e a durabilidade da nova pista, foram utilizadas 18 mil toneladas de asfalto, o que corresponde a aproximadamente 1.300 caminhões carregados. Durante os trabalhos, foram removidos mais de 1 milhão de metros cúbicos de terra dos canteiros em obras, o equivalente a cerca de 100 mil caminhões carregados.
As obras tiveram também importante impacto econômico e social para Marília e região. Ao longo dos dois anos de serviços, foram gerados cerca de 500 empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e proporcionando oportunidades para trabalhadores da região.
Desenvolvimento regional
A duplicação da SP 294 é parte do compromisso da Eixo SP em modernizar a malha rodoviária sob sua concessão, garantindo mais segurança e conforto aos usuários. Com a conclusão do projeto, o trecho entre Marília e Oriente está pronto para suportar o crescente volume de tráfego ao longo dos próximos anos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região.
Para o superintendente de Obras da Eixo SP, José Geraldo de Andrade, a conclusão da duplicação e demais melhorias representam um avanço significativo para a infraestrutura da região. “Essas melhorias não apenas vão aumentar a segurança dos motoristas e reduzir o tempo de viagem como também será de grande importância para impulsionar o desenvolvimento econômico local e regional”, afirma.