PEDÁGIO: Concessão prevê início de operação em três meses

04/02/2021 05h25 As praças já estão sendo construídas e a previsão de inicio das atividades é para o dia 1 de maio.
Por Tupã City, Lucélia - SP
PEDÁGIO: Concessão prevê início de operação em três meses .

As sete novas praças de pedágio começam a se estruturar na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), devendo entrar em operação dentro de três meses, no dia 1 de maio.

Segundo o contrato assinado no mês de maio do ano passado entre a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e a empresa Eixo SP, vencedora da concessão para a operação do Lote PiPa (Piracicaba - Panorama), a previsão era de que as novas praças de pedágio passassem a operar após 12 meses da assinatura do contrato. E isso será cumprido.

Custos

O que tem preocupado motoristas que prestam serviços em cidades da região, é o preço das tarifas, que irá encarecer as despesas com viagem.

Ao que tudo indica, muitos tupãenses que tinham o costume de viajar para Marília para aproveitar os finais de semana, deverão aos poucos deixar de visitar a cidade, por causa das novas despesas. Para o tupãense, a viagem (de ida e volta) para Marília terá um aumento de R$ 32,26 - o que representa o preço de sete litros de gasolina, de acordo com valores praticados por alguns postos de Tupã.

Em se tratando de um carro popular, esse é o preço pago com as despesas de combustível de uma única viagem.

Já para os tupãenses que gostam de aproveitar seus momentos de lazer do outro lado da SP-294, em Panorama, a viagem ficará ainda mais cara. Somente as despesas com as tarifas de pedágio (ida e volta) chegarão a R$ 47,78.

Localização

Segundo informações da Artesp, as sete praças de pedágio serão instaladas nos seguintes locais da rodovia, com os respectivos preços: Bauru (km 367) R$ 8,87; Marília (km 426) R$ 8,00; Pompéia (km 477) R$ 8,13; Iacri (km 551) R$ 7,79; Inúbia Paulista/Lucélia (km 581) R$ 5,43; Junqueirópolis (km 623) R$ 6,04; e Dracena/Panorama (km 668) R$ 4,63.

Tarifas

Para aliviar o bolso dos motoristas, a concessão permitiu um plano de descontos para quem transitar por essas praças de pedágio diariamente. As tarifas cheias poderão sofrer descontos progressivos, de acordo com o número de passagens pelas cabines automáticas de pedágio durante o mês, no mesmo sentido.

Para quem utilizar o pagamento automático pelo sistema DUF (Desconto para Usuário Frequente), o valor da tarifa diminuirá a cada dia, dentro do mês. Além desse desconto, está previsto ainda um desconto de 5% no valor nominal da tarifa para os pagamentos realizados nas cabines automáticas.

Empréstimo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, recentemente, um empréstimo de R$ 3 bilhões para a Eixo SP Concessionária de Rodovias, operadora do Lote Piracicaba-Panorama (PiPa), trechos de rodovias estaduais de São Paulo que formam a maior concessão rodoviária do País. Ao anunciar a aprovação, em nota divulgada no dia 21 de janeiro, o banco de fomento informou que o empréstimo cobrirá 58% do total de investimentos previstos nos sete primeiros anos de concessão.

Obras

O plano de modernização e obras inclui a construção de 600 quilômetros de duplicações e novas pistas (contornos urbanos). Também haverá faixas adicionais e vias marginais, obras que melhoram a fluidez, o escoamento da produção regional e a segurança viária. Serão implantados, ainda, acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias. O projeto estabelece que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar novos investimentos nas pistas. Assim, poderão ser antecipados ou feitos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de acordo com a avaliação de novas demandas.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular