Cenário de frequentes acidentes rodoviários, a rotatória na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, altura do km 596+600, em Adamantina, que dá acesso à Rodovia Plácido Rocha/Bairro Lagoa Seca, poderá ter equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, hoje fixada em 40 km/l no local.
A informação foi obtida pelo SIGA MAIS na última quinta-feira (10) junto à Concessionária Eixo SP, em resposta – por meio de nota – aos questionamentos sobre a frequência de acidentes no local. Os radares para fiscalização eletrônica de velocidade, se autorizados, deverão ser instalados nos dois sentidos da rodovia, nas proximidades da rotatória, o que ainda depende de autorização do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem) e ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).
Com esse recurso tecnológico a expectativa é que haja redução de acidentes. O comportamento de motoristas, na condução de veículos em velocidade acima do limite, nesse trecho, pode ter relação com a frequência de acidentes, a maioria tombamento envolvendo veículos de carga.
O local tem placas de sinalização nos dois sentidos, informando a velocidade máxima de 40km/h.
O mais recente acidente na rotatória, neste mês de março (Foto: Diego Fernandes/Adamantinanet/Folha Regional).
A Concessionária também informou que monitora as rodovias que administra e constata haver redução de acidentes no local. “Dados do policiamento rodoviário apontam que em 2019 houve 13 acidentes no local, criticidade reduzida após a o início da operação da Concessionária, em junho de 2020 – foram quatro ocorrências em 2021 e zero nos meses de janeiro e fevereiro de 2022”, diz a Eixo-SP.
Já na primeira semana de março deste ano, porém, um novo tombamento de caminhão voltou a ocorrer no local. O veículo de carga tombou, provocando danos materiais. Nenhum dos ocupantes do veículo se feriu.
Relatório do Ministério Público cita imprudência e excesso de velocidade
Em fevereiro de 2020, antes do início da concessão da rodovia, a frequência de acidentes nesse trecho foi levada pela Câmara Municipal de Adamantina ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), junto à Promotoria de Justiça local, por meio de representação proposta pelos vereadores Acácio Rocha (com mandato à época) e Alcio Ikeda. Após perícia requisitada aos peritos da Polícia Científica, o MPSP constatou que não foram identificadas irregularidades no pavimento e sinalização que pudessem ter relação com os acidentes.
No laudo, conforme descreve o MPSP no documento que justifica o arquivamento do caso, os peritos atestaram que “a pavimentação da rodovia em questão, no trecho do Município de Adamantina, encontra-se “em bom estado de conservação” e que a rotatória possui sinalização adequada, além do que o local possui velocidade máxima permitida de 40 km/h”. Sem irregularidades na área apontada, o caso foi arquivado.
Em outro trecho do mesmo documento sobre o arquivamento do caso, o MPSP cita imprudência e excesso de velocidade. “Contudo, ao que tudo indica, os acidentes noticiados no KM 596 da Rodovia João Ribeiro de Barros devem-se à imprudência de alguns condutores, que, no mais das vezes, transitam em velocidade acima da permitida para o local”, diz a Promotoria de Justiça local.
O MPSP comenta também os registros da imprensa sobre os acidentes na rotatória. “Como se vê das matérias jornalísticas anexadas à Peça de Informação, os acidentes, em sua grande maioria, envolvem veículos de carga, os quais necessitam imprimir velocidade baixa para conseguir realizar o trajeto da rotatória, sob pena de saírem da pista de rolamento e tombarem”, narra. “Assim, verifica-se que o local conta com malha rodoviária em bom estado, sinalização adequada e limite de velocidade compatível, não se constatando qualquer irregularidade, pelo que não se pode atribuir ao Poder Público a responsabilidade pela imprudência/negligência dos condutores”, constatou a Promotoria, no documento de 22 de setembro de 2020.
Íntegra da nota da Eixo SP
“A Eixo SP Concessionária de Rodovias informa que monitora constantemente as rodovias que administra e observou a redução acentuada no volume de ocorrências no acesso à Rodovia Vicinal Plácido Rocha pelo dispositivo no km 596+600 da SP-294 – Comandante João Ribeiro de Barros, em Adamantina. Dados do policiamento rodoviário apontam que em 2019 houve 13 acidentes no local, criticidade reduzida após a o início da operação da Concessionária, em junho de 2020 – foram quatro ocorrências em 2021 e zero nos meses de janeiro e fevereiro de 2022.
A sinalização no local atende as normativas do Manual de Sinalização do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem) e a velocidade na rotatória é de 40 km/h. Há estudos em andamento junto à ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) e ao DER para a instalação de equipamento de fiscalização eletrônica de velocidade nos dois sentidos da rodovia, nas proximidades da rotatória. A Concessionária sempre recomenda aos motoristas atenção aos limites de velocidade, cuidado que deve ser redobrado por veículos de transporte de carga em alças de acesso”.
Alguns registros de acidentes no local
O SIGA MAIS reuniu alguns registros de acidentes na rotatória. Clique sobre cada um deles para acessar a matéria com o registro dos casos.
2022
Março | De novo: caminhão tomba no trevo SP-294 x Lagoa Seca
2021
Julho | Carreta de bitrem tomba na SP-294, rotatória da Lagoa Seca
Março | Carro forte tomba na SP-294, trevo da Lagoa Seca
2020
Agosto | Semirreboque se desprende e capota na SP-294, próximo ao trevo da Lagoa Seca
Fevereiro | Rotatória SP-294/Lagoa Seca: vereadores levam caso ao Ministério Público
Janeiro | É o primeiro de 2020: veículo tomba no trevo da SP-294/Rotatória Lagoa Seca
2019
Dezembro | De novo: caminhão tanque bi-trem sai da pista na SP-294/Rotatória Lagoa Seca
Novembro | Caminhão tomba na SP 294, trevo da lagoa seca
Novembro | Carreta tomba na rotatória para a Lagoa Seca na SP-294
Junho | Peça de 6 toneladas cai da carroceria de caminhão na rotatória SP-294/Lagoa Seca
2018
Abril | SP-294: carreta tomba na rotatória para Lagoa Seca
Março | Ônibus tomba na SP-294, trevo de acesso à Lagoa Seca