A instalação do dispositivo no local foi anunciada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) no ano de 2014, em um evento realizado na Camap. O pacote de obras ainda previa a implantação de um dispositivo em desnível no km 529 da rodovia. Nos últimos anos, além do projeto ter encarecido, as obras nunca saíram do papel. A construção da rotatória tinha custo estimado inicialmente em R$ 3,6 milhões, mas o valor passou por reajustes, com o projeto orçado em pelo menos R$ 11 milhões.
Mas esse projeto não mais será realizado. Durante as prorrogações do governo estadual, o trecho da rodovia em Tupã recebeu a instalação de pelo menos seis radares de fiscalização eletrônica. E mesmo sem implementar esse projeto milionário, o governo estadual privatizou parte da rodovia que já recebe a instalação de sete novas praças de pedágio no trecho localizado entre os municípios de Bauru a Panorama.
Após a concessão da rodovia, a Eixo SP já fez a retirada dos radares para reprogramar novos investimentos no trecho. E mesmo com o cronograma de novas melhorias, a concessio-nária ainda não prevê a construção de uma rotatória no local.
Segundo informações da Eixo SP, a programação de investimentos estipula a implantação de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) até junho de 2022, além de uma passarela (Km 528+100) para facilitar a travessia de pedestres com segurança, com previsão de instalação até junho de 2026. Tal passarela estará localizada justamente nas imediações do recinto da Exapit. "Todas as obras realizadas pela Eixo SP visam oferecer melhor trafegabilidade nas vias sob administração da concessionária, com ênfase em segurança viária e logística inteligente", afirmou.