A Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Adamantina, está recebendo a instalação de radares fixos, para controle de velocidade. Os mais recentes equipamentos foram instalados nesta quarta-feira (5) na altura do km 597, a poucos metros da rotatória de acesso à Rodovia Plácido Rocha (Lagoa Seca), trecho de frequentes acidentes. O equipamento está no sentido Flórida Paulista/Adamantina.
No mês passado os radares voltaram a ser instalados nas rodovias da região, administradas pela concessionária Eixo SP, como divulgou o SIGA MAIS no dia 19 e setembro, informando inicialmente a disposição dos novos equipamentos na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no trecho Parapuã/Presidente Prudente.
Na ocasião o SIGA MAIS fez contato com a área de comunicação da Concessionária, que conformou a instalação dos equipamentos e que sua ativação ocorrerá o começo do ano que vem, ainda sem data definida. “A Eixo SP Concessionária de Rodovias informa que a fiscalização eletrônica de velocidade na SP 425 –Rodovia Assis Chateaubriand tem início previsto para o primeiro semestre de 2023, a partir da homologação dos equipamentos e conclusão de estudos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ”, diz a nota enviada à redação.
Em março deste ano o SIGA MAIS antecipou que a região da SP-294, proximidades da rotatória da Lagoa Seca, poderia receber radares, para controle de velocidade. O local é palco de frequentes acidentes, como capotamentos e tombamentos, sobretudo de veículos pesados como caminhões. O tema foi levado ao Ministério Público, que instaurou procedimento, e cujos laudos técnicos confirmaram a conformidade da estrutura viária.
Procurada em março pelo SIGA MAIS, para repercutir a conclusão da apuração do Ministério Público, a Eixo SP antecipou sobre a possibilidade de radares nesse ponto da rodovia, o que estava em estudos, agora consolidados.
Desativação dos radares foi em novembro de 2020
Em novembro de 2020 – pouco depois do início do contrato de concessão da rodovia, ocorrido em junho do mesmo ano – os radares existentes em pontos dessas duas rodovias, na região, foram removidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), como estabelecido no respectivo contrato.
Em resposta a esse questionamento, naquela ocasião, a Eixo SP respondeu ao SIGA MAIS que em junho de 2020, quando do início da concessão, foram iniciados “estudos técnicos para o apontamento de localização de radares no trecho de concessão, antes sob administração do departamento estadual”.
Ainda segundo detalhou a Concessionária dois anos atrás, não era preciso informar naquele contexto por quanto tempo as rodovias ficariam sem a fiscalização pelos dispositivos fixos, e nem seria possível se haveriam mudanças nos locais dos equipamentos, ou se seriam reinstalados nas mesmas localizações.
Em novembro de 2020 a Eixo SP esclareceu ainda que as decisões seriam conhecidas após a apresentação de relatório de estudos à Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Depois disso, o órgão iria avaliar e decidir sobre localização e definição de prioridades na instalação, como determina o contrato de concessão.