Emoção regada a lágrimas e sorrisos de ter o sonho realizado. Este foi o clima que tomou conta de 100 famílias que ganharam a sua casa própria e também das autoridades que participaram do sorteio das unidades habitacionais do Conjunto Habitacional "Walter e Mercedes Costenaro" realizado na manhã do último sábado (25) pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em parceria com a Prefeitura de Pacaembu,. Através do Programa "Minha Casa, Minha Vida".
O Ginásio Municipal de Esportes "Walter Cavichioli" ficou completamente lotado por cerca de 1.200 pessoas que concorriam (572) as moradias acompanhadas pelos familiares e amigos que ficaram na torcida.
Recepcionados com satisfação pelo prefeito Maciel Corpa e a primeira-dama Gisele Garcia Corpa, pelo vice Adão Viscardi, pela presidente da Câmara Municipal Luzia Vecchiatti e pelos vereadores Cido Frias, José Messias e Valdecir Pessan, Luiz Steque e Adelmir Ferrari, o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary fez questão de estar em Pacaembu, e toda sua assessoria, para abrilhantar ainda mais o sorteio.
"Neste dia de festa estou feliz porque vamos hoje beneficiar as famílias que mais precisam de casa. E por isso é com muita alegria que vim participar com vocês! Que Deus abençoe os nomes que estão nestas urnas e as mãos que vão retirar os sorteados", disse Amary em seu discurso. E acrescentou: "Maciel, Adão muito obrigado pela recepção e meus parabéns pelo empenho na busca para conquista destas moradias para a população!"
Ao também usar a palavra na cerimônia de sorteio, Maciel enfatizou a trajetória percorrida pela Administração Municipal até aquele momento. "Foi suado, mas, graças a Deus, estamos entregando hoje a vocês essas 100 maravilhosas casas populares. Foi uma história muito bonita ao longo destes quatro anos que trabalhamos, com dedicação especial da nossa equipe de funcionários do Gabinete, da Engenharia e da Assistência Social, para concretizar este sonho. E meu agradecimento especial ao deputado Mauro Bragato que durante estes quatro anos esteve sempre com agente em São Paulo". Em seguida o prefeito afirmou que continuará lutando para trazer mais moradias aos pacaembuenses: "O que nós, prefeito, vice e vereadores, conseguimos são estas 100 casas e sabemos que muitos sairão daqui tristes por não serem sorteados, no entanto, vamos torcer para que esta Administração e as próximas suem a camisa, como fizemos, para conseguir mais moradias. Vamos ter persistência! Senhor secretário, nos arrume mais um pouco de casas, porque terrenos nós temos e coragem de trabalhar também temos, junto com os nossos vereadores na Câmara Municipal. E aos sorteados, desejo que sejam felizes"
As unidades habitacionais em fase final de construção na Cidade Paraísso têm 48,82 metros quadrados e são compostas por 2 quartos, sala, cozinha e banheiro.
De acordo com os procedimentos da CDHU e da Caixa Econômica Federal, agora será feita uma pesquisa dos contemplados para confirmar se estão realmente dentro dos critérios e se não possuem residência, por este motivo eles precisarão providenciar uma série de documentos para terem efetivada a conquista da moradia popular. Caso seja detectada alguma inconformidade, ocorre a eliminação automática e será convocado o substituto, seguindo a lista de sorteados como suplentes.
"Prefeito, quero voltar aqui para entregarmos estas casas. E sobre o seu pedido, quero dizer que já temos convênio em andamento para liberar destinar mais casas populares para Pacaembu", declarou o secretário estadual da Habitação.