Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) na manhã desta terça-feira (15), afetou a distribuição de energia em diversos Estados brasileiros. No Oeste Paulista, cerca de 12 cidades registraram queda de energia, conforme a concessionária Energisa Sul-Sudeste.
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Conforme o MME, as equipes estão trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
De acordo com a concessionária Energisa, para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em todo território de sua concessão. Na região de Presidente Prudente (SP), a empresa é responsável pela distribuição em 24 cidades.
O restabelecimento do serviço na região de Presidente Prudente (SP) está sendo feito à medida que a ONS libera, segundo a Energisa.
Foram afetadas as seguinte cidades administradas pela concessionária:
Adamantina (SP);
Álvares Machado (SP);
Alfredo Marcondes (SP);
Emilianópolis (SP);
Indiana (SP);
Martinópolis (SP);
Osvaldo Cruz (SP);
Parapuã (SP);
Presidente Epitácio (SP);
Presidente Prudente;
Santo Anastácio (SP).
Em nota, a Energisa informou que a energia de todos os municípios foi restabelecida até 8h52 desta terça-feira.
Em nota à TV Fronteira, a concessionária Neoenergia Elektro, responsável pela distribuição em 29 cidades do Oeste Paulista, informou que mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema.
O g1 questionou quais dos 29 municípios foram afetados pelo apagão nacional, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.