Mesmo com o logo prazo, facilidades por meio de parcerias com empresas e Prefeitura, ampla divulgação e processo simples e rápido, muitos eleitores não realizaram o cadastramento biométrico, que agora é obrigatório na 163ª Zona Eleitoral de Osvaldo Cruz, que engloba também eleitores de Sagres e Parapuã.
Você é um desses eleitores? Se sim, você sabe o que deve ser feito agora?
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias procurou o Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz e conversou com Fernando Jorge Simão, chefe do Cartório, que esclareceu as dúvidas dos nossos leitores e ouvintes. "Atualmente o Cartório Eleitoral está atendendo a população que não conseguiu fazer a biometria no prazo, mas mesmo com a realização dessa coleta, a pessoa ainda não sai com Título regularizado. Os dados vão para um processo de revisão que encerrou no dia 19 de dezembro, tem algumas tramitações, o sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) processa os dados e finaliza os lotes. Até o dia 17 de janeiro, o Cartório emite os relatórios e posteriormente a Juíza Eleitoral tem até o dia 3 de fevereiro para cancelar os títulos. Então, quem fizer agora, depois do prazo, vai ter que esperar o final de todo o processamento e término de revisão do eleitorado que realizou o procedimento no prazo, só depois acontece a regularização.", disse.
Fernando Jorge Simão destacou que quem ainda não realizou o cadastramento biométrico, precisa procurar o Cartório Eleitoral o quanto antes para não sofrer as consequências de ter, por exemplo, o travamento do CPF. "É bom deixar claro que quem está fazendo agora, não regulariza a situação de imediato, mas é importante que se faça o quanto antes, porque quem não regularizar agora também, terá que refazer todo o processo como se a pessoa tivesse fazendo o Título de Eleitor pela primeira vez e isso implica em apresentação de vários documentos. Além disso, o cancelamento do Título pode implicar em várias consequências, como por exemplo, o travamento do CPF, ai a pessoa vai ter problemas com relação a recebimento de benefícios e até mesmo salários.".
O Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz falou que o número de cadastros biométricos efetuados aqui, está acima da região de Adamantina e de Tupã. "Em razão de toda a divulgação realizada aqui em Osvaldo Cruz, nós tivemos um índice de procedimentos efetuados considerado bom e acima da região, atingimos pouco mais de 80% dos eleitores que compreendem a nossa Zona Eleitoral. Adamantina e Tupã, tem índices de 3 a 4 % menor do que Osvaldo Cruz.", destacou.
Segundo Simão, cerca de 4 mil eleitores de Osvaldo Cruz não realizaram a biometria até o dia 19 de dezembro e relatórios anteriores mostram que perto de 3.300 eleitores têm 70 anos ou mais e se não quiserem mais votar, não precisam realizar o procedimento. "Lembrando que quem tem 70 anos ou mais, mesmo que não realizar o cadastro biométrico, não terá problemas com relação a recebimento de benefícios.", finalizou.
O Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz fica na Rua Bélgica, 440 e o horário de atendimento é das 12h às 17h.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (18) 3529-1511 ou (18) 3528-2196.