O Hospital Regional (HR) e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente realizam a partir desta segunda-feira (6) até sexta-feira (10) a 12ª Campanha de Higienização das Mãos nas unidades.
O objetivo é reforçar a importância de ter mãos sempre limpas, para prevenir a transmissão de doenças.
O infectologista do HR, Paulo Mesquita, explica que a prática de manter as mãos limpas é a principal forma de se prevenir de infecções relacionadas à assistência à saúde.
"É a medida mais segura e eficaz na prevenção de infecções. Estudos mostram que a melhora das práticas de higiene das mãos pode reduzir em até 50% a transmissão de vírus e bactérias", afirma o especialista.
A higienização é importante para remover toda sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e de microbiota da pele e deve ser feita com água e sabão quando estiverem visivelmente sujas. Quando não estiverem, deve ser utilizado o álcool em gel.
Lavagem correta
O HR informa que para a lavagem correta das mãos, deve-se começar pelas palmas das mãos, seguidos da palma direita sobre o dorso esquerdo com os dedos entrelaçados e vice-versa. Depois, esfregar as palmas das mãos com os dedos entrelaçados e a parte de trás dos dedos nas palmas opostas com dedos entrelaçados (como uma conchinha).
Para finalizar, esfregar os polegares, as pontas dos dedos com as unhas e os punhos. E então enxaguar as mãos no sentido da ponta dos dedos até o punho e secar as mãos no mesmo sentido, utilizando papel toalha suficiente.
Confira abaixo a programação da campanha:
- De 6 a 10/5, das 10h às 17h: Orientações a pacientes e familiares no pátio do AME.
- Dia 6/05, às 14h: Missa de abertura da campanha, seguida de palestra sobre o tema "Mãos limpas, paciente seguro", com o infectologista Dr. Alexandre Portelinha.
- Dias 7 e 8/5, das 7h30 às 16h: Orientações para pacientes e acompanhantes em frente ao ambulatório do HR e no pátio do AME.
- Dia 8/5, às 10h: Palestra para colaboradores do AME, na sala de reuniões da unidade.
- De 6 a 10/5: Orientações nas clínicas do Hospital Regional e setores do AME para colaboradores, pacientes e acompanhantes.