O cadastramento biométrico será obrigatório na 163ª Zona Eleitoral de Osvaldo Cruz, que engloba também, eleitores de Sagres e Parapuã. Toda a população é convocada para que realize o cadastro da sua biometria até o dia 19 de dezembro.
Para estimular o comparecimento do eleitor e aumentar o número de pessoas com a biometria cadastrada, o Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz firmou uma parceria com a Prefeitura, onde implantou uma Central de Atendimento Biométrico em dois PSFs (Postos de Saúde da Família) da cidade.
O Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre o assunto. “O que mais preocupa neste momento, a nível de biometria, é o município de Osvaldo Cruz que está ainda com abaixo de 70% do eleitorado cadastrado. Se comparado com os municípios de Sagres e Parapuã que já tem praticamente 80% dos eleitores com cadastramento biométrico feito, Osvaldo Cruz acaba nos preocupando. Para ampliar a campanha e alcançarmos um número maior de pessoas, na última semana estivemos em reunião com Prefeito Edmar Mazucato, onde fizemos uma parceria e no último dia 14 de outubro montamos uma Central de Atendimento Biométrico nos PSFs São José e Vale do Sol.”, disse.
Fernando Simão falou também sobre os transtornos que o eleitor terá caso não faça a sua biometria no prazo. "Quem perder o prazo final, que é dia 19 de dezembro, terá o seu título de eleitor cancelado e isso causa o travamento do CPF junto à Receita Federal, o que pode bloquear pagamento de benefícios, contas em banco, etc.".
Simão alertou ainda que o prazo final se aproxima, então é bom que o eleitor faça o procedimento o quanto antes. "O prazo final está se aproximando e a gente sempre alerta para que as pessoas não deixem para a última hora, porque sabemos que vai acabar ocorrendo tumulto. Então, aproveitem essas Centrais de Atendimento montadas nos PSFs da cidade para realizar o procedimento que é bem simples e rápido.", destacou.