Você já ouviu falar em avaliação neuropsicológica? Sabe quando ela é necessária?
A avaliação neuropsicológica é a união das ciências da neurologia e da psicologia para avaliar um paciente, investigar o funcionamento do cérebro e se está influenciando em suas funções cognitivas, emocionais e comportamentais, tais como emoção, atenção, memória, raciocínio, QI, linguagem e planejamento.
A avaliação pode ser realizada para diferentes objetivos, como identificar um quadro clínico específico ou avaliar o desempenho neuropsicológico de modo geral.
O exame é feito por meio de uma série de procedimentos, que incluem testes específicos, entrevistas com o paciente, familiares e profissionais que o atendem e observação clínica.
Com os resultados dos testes, escalas, entrevistas e observações, é gerado um laudo neuropsicológico, que permite compreender a funcionalidade do paciente e principalmente, indicar encaminhamentos e nortear profissionais para diagnósticos e tratamentos adequados.
A avaliação pode ser realizada em todas as idades, isso é possível porque temos materiais adaptados, de acordo com a faixa etária e objetivo do exame.
As queixas mais comuns são relacionadas à dificuldade de atenção e concentração, perda de memória, déficit de raciocínio, doença de Alzheimer e transtornos de aprendizagem.
Além dessas, qualquer deficiência cognitiva que interfira negativamente nos relacionamentos interpessoais e na rotina diária, como na escola e no trabalho.
Por exemplo: se uma criança está em processo de alfabetização e o professor observa que ela não está conseguindo adquirir o conhecimento básico de leitura, escrita, compreensão de textos e operação de números, é possível aplicar a avaliação e, por meio de exames, investigar, entender e explicar o porquê.
Se tiver alguma dúvida sobre a avaliação, procure um profissional capacitado.
A Psicóloga e Neuropsicóloga Larissa Guirao atende na Rua João Segateli, 43, no centro de Osvaldo Cruz. Agende uma consulta pelo WhatsApp: (14)99692-5777.