A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizou, ao longo de 2022, 6.189 desobstruções de redes e ramais de esgoto nos 62 municípios atendidos pela concessionária na região de Presidente Prudente (SP).
Conforme informações da Sabesp, a ligação irregular de água da chuva na rede de esgoto está entre as principais causas dos entupimentos. Durante os meses mais chuvosos, a média de desobstruções realizadas por mês é de 543. Já nos meses mais secos, a média mensal diminui para 487 atendimentos.
A concessionária reforça que, durante as manutenções realizadas na tubulação, é comum as equipes encontrarem objetos pessoais e outros materiais jogados de forma incorreta na rede de esgoto. Além dos entupimentos, o descarte inadequado de lixo aumenta o risco de extravasamento e retorno de esgoto para dentro dos imóveis, mau cheiro e exposição a vetores e pragas urbanas.
O Decreto n° 5.916/75 determina que os imóveis do estado de São Paulo devem ter duas saídas, uma para esgoto e outra para a água da chuva. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações.
Já a saída pluvial, maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios.
Serviço
A Sabesp realiza a desobstrução e a desinfecção dos locais afetados. O serviço pode ser acionado, em caso de entupimento na rede de esgoto, pelo telefone 0800-055 0195 ou pela agência virtual, no site da concessionária.