Pelos próximos dias, equipes da Energisa estarão empenhadas em um cronograma de obras e melhorias no sistema elétrico que vão beneficiar diretamente moradores de Caiabu, Indiana, Regente Feijó e Martinópolis. Serão duas importantes obras, cujos trabalhos estão sendo executados sem interrupções no fornecimento de energia, graças à instalação temporária de uma subestação móvel, equipamento de alta potência capaz de suprir toda a demanda energética dos clientes dessas localidades.
“Nosso compromisso é atuar sempre com segurança, trabalhando para fornecer energia permanente e de qualidade. Com o suporte dessa subestação móvel, nossas equipes podem fazer as manutenções e melhorias do sistema elétrico sem que seja necessário interromper o fornecimento da energia”, explica Alessandro Gomes, gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste.
Por questões de segurança, há situações em que no início ou no fim de um procedimento na rede elétrica são necessárias curtas interrupções de energia, de até três minutos, para que seja realizada a transferência de cargas. “Mas, essas interrupções eventuais são rápidas e indispensáveis para garantirmos a segurança dos profissionais que estão trabalhando em contato direto com a rede elétrica, bem como da população das proximidades”, detalha.
A primeira etapa das melhorias contempla a substituição de um transformador de alta potência, dando maior confiabilidade ao sistema elétrico. Com esse investimento, a Energisa prevê melhorar a distribuição da energia que chega às residências, comércios, indústrias e demais imóveis de Caiabu, Indiana, Regente Feijó e da Represa Laranja Doce, em Martinópolis.
Na sequência, as equipes da concessionária realizam a manutenção em outro transformador, dessa vez que atende os moradores do município de Martinópolis.
Tecnologia sobre rodas
A subestação móvel garante que a população tenha energia enquanto realizamos manutenções específicas. Trata-se de uma central de distribuição de energia montada em uma carreta, com capacidade de distribuir energia da mesma forma que uma subestação fixa. Dessa forma, o abastecimento fica garantindo até que os trabalhos das equipes técnicas sejam concluídos.
“A subestação é um importante investimento da Energisa com o objetivo de reduzir o tempo de interrupção no fornecimento de energia, tanto nas manutenções programadas, como as que estamos realizando aqui na região, como nas ocorrências emergenciais”, explica o gerente.
Nesse período da manutenção, caso precise falar com a Energisa, a população pode entrar em contato pelos canais de atendimento:
• Aplicativo para celular Energisa On
• Whatsapp/Gisa: gisa.energisa.com.br
• Site www.energisa.com.br
• Call center – 0800 70 10 326