A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz informou que em 2019 foram registrados 1136 casos positivos de dengue no município. Além dos confirmados, 274 casos notificados deram negativo e 30 ainda aguardam resultados dos exames.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, Camila Silva, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias e aproveitou a oportunidade para alertar a população quanto aos cuidados básicos com relação a essa doença. "Voltando a lembrar a população e orientando sobre os cuidados básicos quanto a dengue. Atenção a vasos de plantas, bebedouro de animais, qualquer recipiente que puder estar acumulando água parada. É importante que cada um faça a sua parte.", finalizou.
Nesta época do ano, período de calor, chuva e tempo abafado, o sinal de alerta de preocupação com a dengue é ligado. Sabemos que a doença pode ocorrer durante todo o ano, mas no verão a proliferação do mosquito acontece mais rapidamente por conta do calor e das chuvas.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra da importância da limpeza dos quintais, caixa d'água, vasos de plantas e comedouro de animais e pediu para que todos fiquem atentos aos sintomas.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre alta (39°C a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças).
Caso apresente esses sintomas, recomenda-se não tomar nenhuma medicação por conta própria e procurar atendimento médico em um posto de saúde próximo.