A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz informou que até o último balanço realizado nesta sexta-feira (31), já são 352 casos confirmados de dengue na cidade este ano. Além desses, 312 notificações de pacientes que apresentaram sintomas da doença aguardam resultados de exames. Desde a última divulgação de casos positivos na semana passada, houve um aumento de 110 casos confirmados.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, Camila Silva, destacou para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias que os números da doença estão aumentando bastante. "Os casos confirmados estão aumentando, não só aqui na cidade, mas também na região toda. Precisamos que a população se conscientize quanto aos focos criadouros do mosquito.", disse.
Camila Silva aproveitou a oportunidade para alertar a população quanto aos cuidados básicos com relação a essa doença. "Voltando a lembrar a população e orientando sobre os cuidados básicos quanto a dengue. Atenção a vasos de plantas, bebedouro de animais, qualquer recipiente que puder estar acumulando água parada. É importante que cada um faça a sua parte, estamos com municípios na região com muitos casos e o período é propício para que o mosquito se prolifere.", finalizou.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra da importância da limpeza dos quintais, caixa d'água, vasos de plantas e comedouro de animais e pediu para que todos fiquem atentos aos sintomas.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são: febre alta (39°C a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças).
Caso apresente esses sintomas, recomenda-se não tomar nenhuma medicação por conta própria e procurar atendimento médico em um posto de saúde próximo.